O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 15h57min ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), na Capital. Acompanhado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, Lula fará a inauguração oficial dos blocos B e C do HCPA.
É o último compromisso oficial de Lula no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30), que marca a primeira visita dele ao Estado neste terceiro mandato. Depois do HCPA, Lula retornará a Brasília.
Uma placa deve ser descerrada em homenagem ao presidente na cerimônia. As estruturas demandaram investimentos de R$ 555,5 milhões, com recursos exclusivos do Ministério da Educação (MEC), previstos nos planos plurianuais de 2011 e 2012. As verbas aplicadas são do MEC porque o HCPA é uma instituição universitária.
As novas instalações do bloco cirúrgico estão distribuídas em três andares, somando 11 mil metros quadrados. Em meados de junho de 2023, 13 salas cirúrgicas passaram a operar, mas os ambientes têm capacidade para alcançar 40 destas unidades, o que dependerá de mais investimentos. Os espaços, no futuro, também deverão receber unidades de hemodiálise, endoscopia e centros de infusões e oncologia, entre outros.
Os prédios foram concluídos em 2019, mas a ocupação foi postergada por conta da pandemia de coronavírus. Durante o período agudo da crise sanitária, uma parte deles foi utilizada para a realização de atendimentos. Após o arrefecimento, foi iniciada a ocupação progressiva para as finalidades originais.
O novo bloco cirúrgico passou a atender pacientes em 16 de junho de 2023. O Centro de Simulação, destinado ao ensino e qualificação de profissionais da saúde, funciona desde março de 2023. Apesar de já estarem em atividade, a visita de Lula é considerada o marco de inauguração oficial.