O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca para o continente europeu nesta quinta-feira (20), com destino a Portugal e Espanha. Anteriormente, a viagem estava marcada para sexta-feira (21), mas o presidente decidiu antecipá-la.
A partida para Lisboa está prevista para as 22h desta quinta. O presidente cumpre agenda em Portugal até o dia 25 de abril. No país, Lula vai ser recebido no próximo sábado (22) pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa. A viagem é focada em comércio e investimento, energia, mobilidade, tecnologia e inovação e saúde.
A reunião bilateral entre Lula e Rebelo de Sousa está marcada para as 11h30min do dia 22. Às 13h, o presidente brasileiro almoça com Costa. Na segunda-feira (24), em Matosinhos, Lula e o primeiro-ministro português participam de encontro empresarial. Serão 150 representantes do setor produtivo, metade do Brasil e metade de Portugal.
Já a viagem a Madri, na Espanha, está prevista para 25 e 26 de abril. Por lá, o presidente Lula vai ser recebido pelo Rei Filipe VI e também pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. O rei espanhol deve recebê-lo para um jantar ou um almoço, ainda não há definição. No país, Lula vai participar, também, de encontros com empresários.
Desde que se tornou presidente pela terceira vez, Lula já esteve na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.
O mais recente compromisso do petista fora do Brasil foi sua visita à China, viagem com agenda econômica mais consistente até o momento.
As viagens integram a estratégia do governo de alçar Lula à posição de um relevante player internacional. Em maio, Lula deve comparecer à coroação do rei Charles III. A viagem a Londres ainda pode ser estendida, de acordo com fontes diplomáticas, caso o petista consiga viabilizar um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.