O projeto Comprova, coalizão de veículos de mídia, voltará a atuar no segundo semestre de 2019, agora com um papel mais educativo e focado em combater a desinformação sobre políticas públicas na internet. O lançamento da segunda fase será feito no congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que ocorrerá de 27 a 29 de junho na universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O evento contará com a presença de Claire Wardle, diretora executiva da organização não governamental First Draft, entidade que pesquisa e combate a desinformação nas redes sociais.
A coalizão foi lançada em 2018, envolvendo 24 veículos de comunicação, com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos enganosos durante a eleição presidencial brasileira. Na primeira edição do projeto, os jornalistas do Comprova conduziram 146 investigações sobre boatos que tiveram grande viralização nas mídias sociais durante a campanha eleitoral. Dessas apurações, somente 8% continham informações verdadeiras.
– Neste ano não teremos eleições, mas verificamos que grupos politicamente motivados seguem impulsionando a circulação de falsidades – aponta Daniel Bramatti, presidente da Abraji, entidade responsável pela gerência-executiva do projeto. – Além de desmentir boatos, o projeto buscará explicar políticas públicas e projetos para alterá-las, prestando um serviço à população.
Estão previstas também ações educativas, como a difusão cursos online sobre o combate à desinformação criados pela First Draft, que continuará dando apoio técnico à coalizão.
A segunda fase do Comprova tem patrocínio do Google News Initiative e do Facebook Journalism Project. Outros patrocinadores podem se somar à iniciativa até o início do segundo semestre.