O presidente Jair Bolsonaro diz que 1964 não foi golpe só porque ele não estava lá, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em palestra nesta sexta-feira (5) durante a Brazil Conference, evento organizado por alunos das universidades Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, nos Estados Unidos.
Respondendo a uma pergunta, FHC mencionou o golpe militar de 1964 e emendou:
_ Agora não se pode mais dizer golpe, porque o presidente atual diz que não foi golpe, ele diz isso porque ele não estava lá.
Fernando Henrique foi perseguido e cassado durante o regime militar.
Nos últimos dias, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse, em entrevista, que os livros didáticos passariam a refletir a visão de que 1964 não foi um golpe militar e, no último dia 31 de março, um vídeo com a mesma versão sobre os acontecimentos foi divulgado em canal oficial do Palácio do Planalto.
FHC participou de painel ao lado de Steven Levitsky, professor de estudos latino-americanos de Harvard e autor do livro "Como as Democracias Morrem", e do cientista político Carlos Pereira, professor da FGV, e moderado por Frances Hagopian, professora de Ciência Política em Harvard.