A menos de 24 horas da posse de Jair Bolsonaro em Brasília, o atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, garante que não haverá falhas de segurança na esplanada. Nesta segunda-feira (31), são sete os mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Goiás e São Paulo relacionados a ameaças.
— A festa será garantida com um excelente esquema de segurança, para que todos as autoridades que assumam, mas principalmente o dono da festa, possam comemorar e tornar esse momento especial — afirma o ministro em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha — A posse é um momento de esperança, alegria, e não pode ser manchada por falhas de segurança.
No último sábado (29), a futura ministra da pasta de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou ao portal Metrópoles que foi ameaçada de morte pelo mesmo grupo que disse que plantaria uma bomba na posse de Jair Bolsonaro. A equipe da ministra entrou em contato com a Polícia Federal para apurar as ameaças e Etchegoyan avisa:
— O mundo cibernético deixa pegadas e rastros. Então, se alguém está pensando em fazer brincadeira com coisa séria, não é uma boa hora, porque vai ter que responder por isso. Já que tanta gente está fazendo previsões de fim de ano, a minha é que a Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal vão prender gente por isso — frisa.
Para o ministro, Bolsonaro aparenta tranquilidade com a segurança da posse. Segundo ele, o presidente eleito tem "outras preocupações".
— Ele está preocupado em harmonizar as posições, pacificar o país. Ele quer garantir a democracia, a prosperidade e a inclusão social. E há muitos caminhos para chegar lá.
Ouça a entrevista completa: