Após quase cinco horas, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro acabou no início da noite desta quarta-feira (10). O líder petista deixou o prédio da Justiça Federal em Curitiba por volta das 19h. A Justiça federal liberou os vídeos dos depoimentos pouco depois das 19h30min, Lula se encaminhou a uma praça da capital paranaense onde ocorre um ato em sua defesa.
O depoimento trata da acusação de que Lula teria recebido vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, e também por meio do armazenamento de bens depois que ele deixou a Presidência, entre 2011 e 2016. Neste processo, o primeiro da Lava-Jato em que o petista senta no banco de réus, Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Um esquema especial de segurança foi montado pelo governo do Paraná para evitar confrontos entre manifestantes e outras intercorrências. Há um bloqueio em um raio de 150 metros em torno do prédio, e apenas jornalistas credenciados e moradores da região puderam passar pelos policiais. A Polícia Militar (PM) do Estado cuida da segurança nas ruas ao redor do prédio da Justiça Federal, que é monitorado pela Polícia Federal.
Acompanhe a cobertura dos repórteres Fábio Schaffner e Eduardo Matos, que estão em Curitiba:
Leia mais:
Ataque com rojões e marcha em Curitiba: o que ocorreu até a chegada de Lula na Justiça Federal
Depoimento de Lula a Moro será sobre o caso triplex; entenda
Lula é réu em cinco processos; o que pesa contra o ex-presidente
Lula pode ser preso após depoimento a Moro? Entenda
FOTOS: Lula presta depoimento a Moro nesta quarta-feira