Para incentivar os adolescentes a irem às urnas em outubro deste ano, a campanha "16 anos: uma idade inesquecível" será reeditada pelo Tribunal Regional Eleitoral e Assembleia Legislativa do Estado com apoio da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT).
A iniciativa pretende repetir o sucesso das três edições anteriores - 2002, 2004 e 2010 - quando houve aumento do número de títulos para essa faixa etária. Em 2010 eles representaram 1,8% do total de eleitores gaúchos. Foram mais de 143 mil jovens com registro eleitoral cadastrado junto ao TRE. A marca ultrapassou as eleições de 2006 e 2008, quando os jovens eleitores somavam 135 mil e 138 mil, respectivamente. Segundo o TRE, o recorde de eleitores desta faixa etária aptos a votar foi registrado em 2002, quando quase 200 mil jovens com menos de 18 anos foram às urnas.
Para fazer seu primeiro título, o jovem deve comparecer ao Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de sua cidade, portando documento de identidade e comprovante de domicílio. A campanha, que será lançada no dia 9 de abril, no plenário do TRE-RS, contará com peças veiculadas em rádio e televisão, em âmbito estadual. A iniciativa tem o apoio das diversas entidades estudantis do RS.
Relembre o comercial de TV da última campanha:
Notícia
Campanha pelo voto aos 16 anos será lançada em abril
Em 2010, foram mais de 143 mil jovens com registro eleitoral cadastrado no RS
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: