Correção: os programas eleitorais no rádio serão às 7h e às 12h, e não às 7h15min e às 12h15min; e na TV serão às 13h e às 20h30min, e não às 13h15min e às 20h35min, como publicado anteriormente. O texto foi corrigido.
Liderando a maior coligação entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) ostenta ampla vantagem na distribuição do tempo de propaganda em rádio e televisão. Sozinho, Melo contará com mais da metade do espaço dos programas em bloco e de inserções, que começam a ser veiculados pelas emissoras no dia 30 de agosto.
Melo terá mais do que o dobro da exposição das concorrentes Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT). Embora a Capital tenha oito candidatos a prefeito, apenas três integram partidos ou federações com direito ao espaço de propaganda, por terem ultrapassado a cláusula de barreira em 2022.
Assim, Felipe Camozzato (Novo), Carlos Alan (PRTB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Luciano Schafer (UP) e Cesar Pontes (PCO) não vão aparecer no horário eleitoral.
Os programas de rádio e TV da eleição para a prefeitura terão 10 minutos e serão veiculados de segunda a sábado, duas vezes ao dia. No rádio, das 7h às 7h10min e das 12h às 12h10min; e na TV, das 13h às 13h10min e das 20h30min às 20h40min.
Diariamente, também serão exibidas inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação. Elas são divididas de acordo com o tamanho da coligação de cada candidato, na mesma proporção dos programas em bloco.
Em cada um dos programas de 10 minutos, o candidato do MDB deve ter aproximadamente cinco minutos e meio. O espaço foi garantido com o apoio do PL, dono da maior fatia de propaganda, e turbinado com os tempos de PP, Republicanos e PSD, além do Podemos.
Como a legislação permite acumular o tempo de até seis partidos, duas legendas da coligação de Melo, o PRD e o Solidariedade, terão seu tempo diluído entre as candidaturas.
Na sequência, a aliança de Maria do Rosário, formada por duas federações (PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede), além de PSB e Avante, acumula cerca de dois minutos e meio por bloco.
Por fim, Juliana Brizola, que reúne PDT, União Brasil e a federação PSDB/Cidadania, deve ter pouco mais de dois minutos.
A estimativa foi calculada com base nos critérios definidos pela Justiça Eleitoral. O período exato a que cada um terá direito será oficializado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta quinta-feira (22), em reunião com partidos e emissoras.
Critério
Os espaços do horário eleitoral são divididos da seguinte forma: 10% do tempo é distribuído de forma igual entre os candidatos com acesso à propaganda e 90% leva em conta o tamanho das legendas. O critério estipulado pela legislação é o número de deputados federais conquistados na eleição anterior.
A propaganda em rádio e TV vai até 3 de outubro, na quinta-feira que antecede o primeiro turno.
Tempo estimado:
- Sebastião Melo (MDB) - cerca de 5min30s
- Maria do Rosário (PT) - cerca de 2min30s
- Juliana Brizola (PDT) - cerca de 2min