O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, ante 29% de Jair Bolsonaro (PL), uma vantagem de 18 pontos, segundo nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada no começo da noite desta quinta-feira (28) pelo site do jornal Folha de S.Paulo. Votos brancos, nulos ou em nenhum dos nomes somam 6%; não souberam responder foram 3%.
O terceiro colocado no levantamento é Ciro Gomes (PDT), com 8%. Outros candidatos atingiram, no máximo, 2%.
A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 183 municípios de todo o país, nesta quarta (27) e quinta-feira (28). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento foi contratado pela Folha e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01192/2022.
Simone Tebet (MDB) somou 2% no levantamento. O deputado André Janones (Avante-MG) tem 1%, assim como Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros). Não pontuaram Sofia Manzano (PCB), Felipe D'Ávila (Novo), General Santos Cruz (Podemos), Luciano Bivar (União Brasil), Eymael (DC) e Leonardo Péricles (UP).
Segundo o Datafolha, o cenário registrado é semelhante ao da pesquisa passada, realizada em 22 e 23 de junho. O instituto fez uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 55% das intenções de voto e o candidato do PL, 35%.
Na pesquisa de intenção espontânea de voto, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula tem 38% e Bolsonaro aparece com 26%.
O Datafolha também divulgou informações sobre as intenções de voto conforme o perfil do eleitor. Entre os homens, Lula aparece com 48% e Bolsonaro com 32%. No eleitorado feminino, Lula tem 46% e Bolsonaro, 27%. Entre entrevistados que se declaram evangélicos, o candidato do PL tem 43% e o representante do PT tem 33%.