A dois meses para o início do prazo para a realização das convenções que irão aclamar os candidatos a prefeito e vereadores – o período é de 20 de julho a 5 de agosto –, a indefinição e o silêncio imperam no PT de Caxias do Sul. Em Porto Alegre, o partido já se decidiu por Raul Pont como candidato a prefeito, mas, na segunda maior cidade do Estado, a comunidade ainda não sabe quem será o nome petista a prefeito.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A sigla, que já governou Caxias entre 1997 e 2000, está, oficialmente, focada na elaboração do plano de governo e na composição da nominata de candidatos à Câmara de Vereadores. O diretório se reunirá após o feriadão de Caravaggio (que neste ano coincide com o de Corpus Christi), mas, conforme a presidente do PT, Silvana Pirolli, não será para deliberar sobre candidatura à majoritária.
Segundo ela, a partir desse encontro, o partido terá um calendário mais preciso. Por enquanto, não há, sequer, prazo para anúncio do pré-candidato. A expectativa em torno do nome do deputado federal Pepe Vargas não é confirmada.
– O Pepe é sempre um nome lembrado, foi prefeito, é deputado, mas temos outras lideranças, como nossos vereadores e quem já foi deputado. Estávamos muito centrados na discussão em nível federal. Há uma definição de ter candidato, mas os nomes ainda não definimos em função de tudo isso que está acontecendo no país – explica Silvana.
O tema eleição incomoda Pepe Vargas. Ele também não confirma se irá concorrer nem diz se está à disposição do partido. Segundo Pepe, o PT ainda não discutiu pré-candidaturas à prefeitura. E quando definir, será anunciado pela direção da sigla.
– Isso é uma discussão coletiva, não é pessoal, não é individual. É uma discussão e uma decisão coletiva. A pressa da imprensa não é a nossa pressa. Eu não vou dizer nada do que o PT decidiu. Não vou antecipar nada. Sempre tive essa conduta ao longo da minha vida. Quando a definição estiver dada, a presidente do partido vai anunciar.
Leia mais:
Mirante: novos lances no jogo político para a eleição à prefeitura
Continuidade da aliança PDT-PMDB para a prefeitura de Caxias do Sul cria expectativa
PDT confirma Edson Néspolo como pré-candidato a prefeito
Nos bastidores, os rumores são de que Pepe não estaria tão disposto a concorrer. No entanto, não teria dito ainda se disputa ou não o pleito de outubro. Nesse caso, uma das alternativas seria o vereador Rodrigo Beltrão, da mesma tendência interna de Pepe.
Estratégia – De acordo com Silvana Pirolli, a direção ainda não tem um posição sequer sobre se Pepe é o melhor nome para disputar a prefeitura neste ano. Segundo ela, a definição do candidato depende da estratégia a ser adotada, que ainda não está definida também. Posição pessoal ela só manifesta dentro do partido:
– Depende de avaliação, não se trata de dizer este ou aquele nome. O nome é fruto de um debate para ver qual a melhor estratégia para enfrentar esse momento. Toda estratégia leva em conta cenário nacional, municipal, as implicações e também a construção futura.