A subsidiária sul-coreana Hyundai Engenharia e Construção manifesta interesse em investir em projetos na área de logística no Rio Grande do Sul. Representantes da empresa no Brasil foram recebidos nesta segunda-feira pelo governador José Ivo Sartori. Oficialmente, trata-se da primeira visita cortesia ao governador eleito, após um primeiro contato com o candidato em novembro do ano passado.
A Hyundai Engenharia e Construção é parte do grupo Hyundai, o maior conglomerado da Coreia do Sul. Atualmente, a subsidiária realiza estudo de viabilidade para a construção, em Caxias do Sul, de uma usina de produção de energia a partir do lixo. A conclusão do estudo é aguardada para outubro.
- Caxias do Sul foi escolhida como ponto de partida para os negócios da Hyundai aqui no Rio Grande do Sul porque demonstra vantagem em se colocar numa região industrial e há a disposição da prefeitura em prosseguir - diz Woon Hyung Lee, diretor da KB Bioenergia.
A usina de produção de energia funciona a partir da queima de lixo sólido residencial e industrial. O valor do projeto é calculado em 270 milhões de dólares. Seria a primeira unidade do tipo construída pela Hyundai no Brasil.
Além da usina, os representantes da empresa sinalizaram interesse em projetos via parceria público-privada para a construção de aeroportos, portos, pontes e túneis. Caxias do Sul também foi citada ainda para outro empreendimento: a construção do aeroporto de Vila Oliva. No entanto, as tratativas são consideradas iniciais e dependem, também, da interlocução com o governo federal.