Um efetivo de 150 policiais militares estará trabalhando nas eleições gerais, domingo, em Caxias do Sul, seja na segurança junto à seções eleitorais seja no monitoramento das 52 câmeras de segurança. Além disso, desde a noite de sábado a Brigada Militar estará circulando para verificar possíveis ações que interfiram no pleito, como a distribuição de propaganda, que é proibida pela Lei 12.034, de 29 de setembro de 2009.
A informação é do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, major Lúcio Henrique de Castilhos Alencastro. A cargo do 12º BPM ficarão escolas estaduais, clubes e outros locais de votação. Já as escolas municipais que sediam seções eleitorais terão a segurança da Guarda Municipal.
- Nas escolas maiores, onde tem um maior número de seções, vamos ter efetivo a pé. Nos outros locais, estará passando a viatura - diz Alencastro.
Pela legislação eleitoral, a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos serão permitidos até as 22h do dia que antecede a eleição. Sábado também é o ultimo dia para uso de alto-falantes ou amplificadores de som, entre 8h e 22h. As irregularidades serão encaminhadas à Justiça Eleitoral.
No dia da eleição, no caso de o cidadão perceber a ocorrência de procedimentos vetados, é possível denunciar à BM pelo 190 ou ao Cartório Eleitoral de Caxias pelos telefones: 3221.3208, 9954.3761, 3214.1146, 3221.3400, conforme a chefe de cartório da 136ª Zona Eleitoral, Flávia Miranda Falcão.
Cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas são permitidas, até a véspera das eleições. Colocação e retirada devem ser feitas entre as 6h e 22h.
A guarda municipal também participará da segurança no dia da eleição, segundo o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul.
Eleições
Autoridades vão monitorar distribuição ilegal de propaganda em Caxias no dia da votação
Policiamento será feito desde a noite de sábado, para inibir circulação de material na madrugada do domingo
GZH faz parte do The Trust Project