Saúde, educação, trânsito e transporte são os principais temas apontados nos quatro encontros do projeto Câmara Vai aos Bairros realizados até agora. As demandas foram apresentadas por cerca de 500 moradores de 145 bairros e loteamentos das zonas Norte, Oeste e Sul, além da região central de Caxias do Sul.
O principal objetivo do projeto não é resolver problemas, apenas intermediá-los, já que não cabe ao Legislativo ordenar despesas. No entanto, a população aproveita o contato para reclamar de problemas urbanos, maiores ou menores, que não receberam atenção. Então, a Câmara se responsabiliza por encaminhar os pedidos a quem pode resolvê-los - no geral, a prefeitura.
Na área da saúde, a secretaria sinalizou com anúncios de contratação de médicos e ampliação de uma unidade básica de saúde. No transporte, houve adequações de horários de ônibus na Zona Norte que contemplaram o pedido de moradores do loteamento Victório Trez. No entanto, reivindicações mais impactantes, como melhorias em acesso da Rota do Sol, ainda estão pendentes. Medidas para combater o congestionamento na Rua Júlio Calegari também não têm prazo para saírem do papel. A secretaria de Trânsito tem um projeto em andamento para implantar um binário, sem previsão para conclusão.
Até o fim do ano, a Câmara vai realizar mais dois encontros. A quinta edição será em Vila Oliva em 4 de novembro. O encontro inicia-se às 19h, no salão paroquial do distrito. A sexta e última edição ocorrerá em 18 de novembro, contemplando a região leste da cidade. Desta vez, cerca de 60 bairros e loteamentos, além da comunidade acadêmica, estarão reunidos no teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Legislativo
Cerca de 500 moradores de 145 bairros e loteamentos de Caxias já participaram do Câmara Vai aos Bairros em 2013
Reivindicações apresentadas nos encontros são encaminhadas para prefeitura tomar providências
GZH faz parte do The Trust Project