O homem de 56 anos, que furtou e dirigiu por mais de duas horas um ônibus da Visate em Caxias do Sul, vestindo apenas cueca, na manhã da última terça-feira (6), foi detido na noite desta quarta-feira (7) depois de ter arremessado uma pedra contra o vidro de uma agência bancária no Centro da cidade. Ele foi detido por vigilantes da agência e liberado após o registro da ocorrência. De acordo com a Polícia Civil, o homem, em pelo menos três ocasiões, entrou em agências bancárias de Caxias e quebrou diversos objetos nos bancos.
Leia mais
Homem que furtou ônibus em Caxias vestindo apenas cueca tem mais de 90 passagens pela polícia
Vestindo apenas cueca, homem furta ônibus do transporte coletivo, em Caxias
De acordo com a Brigada Militar, policiais foram informados que uma pessoa em situação de rua havia arremessado uma pedra contra uma das portas da agência do Bradesco na Avenida Júlio de Castilhos, na esquina com a Borges de Medeiros, na área central da cidade. O chamado ocorreu por volta das 23h. A polícia chegou ao banco e constatou que a porta de acesso às pessoas com necessidades especiais estava quebrada.
Os policiais acionaram a equipe de segurança privada, que trabalha para o banco, para proteger a agência até a chegada de um responsável pelo Bradesco. Enquanto os vigilantes estavam na agência, o homem retornou ao banco, por volta da meia noite, e foi detido até o retorno da polícia, que foi novamente acionada. O autor do dano foi conduzido à Central de Polícia, mas foi liberado depois do registro de ocorrência. Ele apresenta distúrbios mentais e alegou que vive em situação de rua na cidade. No sistema policial, ele soma 92 registros de situações relacionadas a danos, furtos e ameaças.
Relembre o caso:
O homem furtou um ônibus de transporte coletivo, na EPI Imigrante, em Lourdes, na manhã da terça-feira (6), em Caxias. O furto ocorreu por volta das 4h30min. Segundo informações da Visate, o veículo de prefixo 431 é utilizado como reserva e estaria estacionado no local desde as 3h30min, com as chaves na ignição, o que é normal nesses casos, segundo a empresa. O homem estava vestindo apenas cueca, de acordo com a Brigada Militar (BM), e teria entrado no local pela porta de entrada dos ônibus, que fica destrancada.
Ele dirigiu até as proximidades da Havan, no bairro Cidade Nova, com o pisca alerta ligado. Motoristas da empresa que circulavam pela região notaram que o veículo estava fora de rota e acionaram a BM por volta das 6h30min. Cerca de dez minutos depois, a polícia conseguiu abordar o coletivo e deter o homem. Ele foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para avaliação psiquiátrica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e liberado. Foram constatados danos na lateral do veículo.
De acordo com o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS) Mental, o homem já foi atendido por diversos serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas e o próprio CAIS Mental e, atualmente, é atendido pelo Consultório de Rua, quando encontrado na rua.