Dois públicos marcaram o terceiro sábado (4) de pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Pela manhã, cerca de 800 ciclistas chegaram em procissão. À tarde, dezenas de crianças receberam a bênção de Caravaggio e participaram de uma programação lúdica. Outro destaque foi o lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio. A programação antecede a 140ª Romaria.
Leia mais:
Romarias e lançamento de roteiro: confira a programação de Caravaggio para o fim de semana
Organização projeta participação de 140 mil fiéis na Romaria de Caravaggio
Prefeitura de Caxias garante que calçadas da Estrada dos Romeiros terão acessibilidade
Cerca de 800 pessoas participaram da 16ª edição da Pré-Romaria dos Ciclistas, que percorreram o trajeto da Rodovia dos Romeiros na companhia da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Entre os participantes, estavam moradores de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi e outros municípios da Serra.
De acordo com o organizador do evento, Roque de Conto, pedir a bênção de Caravaggio se tornou um compromisso anual entre os praticantes do esporte.
— Para nós é, também, um agradecimento porque fizemos muitos passeios durante o ano, e agradecemos por ter dado tudo certo. A fé que a gente tem em Caravaggio é muito grande — afirmou.
No início da tarde, crianças ligadas a grupos de catequese e da comunidade de Farroupilha seguiram em procissão conduzida pelo padre Jocimar Romio. Os jovens receberam fitinhas de Caravaggio para amarrar no Mirante das Graças, agradecendo e pedindo pela saúde de suas famílias.
Inauguração do roteiro
O sábado também marcou o lançamento oficial do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio. Com prefeitos e secretários dos cinco municípios que são contemplados no roteiro, a solenidade apresentou o guia oficial do peregrino e fez descerramento da placa que simboliza o roteiro.
O percurso abrange 200 km e permite a contemplação de paisagens naturais, plantações, construções antigas, igrejas e capelas. A ideia é que o caminhante tenha este cenário como facilitador em seu momento de reflexão.
O trajeto que passa Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha foi experimentado por 27 membros do integrantes do grupo Fugindo da Genoveva, de Caxias do Sul. Eles fizeram a peregrinação em pouco mais de 24 horas, encarando inclusive um temporal na madrugada.