A revista geral no Presídio Regional de Caxias do Sul, antiga Penitenciária Industrial (Pics), ocorrida na manhã de terça-feira, resultou na apreensão de 90 celulares. O número de aparelhos é quase o dobro do encontrado na última grande ação na casa prisional, ocorrida em março de 2011, quando foram recolhidos 47 telefones. Os números obtidos pelo Pioneiro são extraoficiais, uma vez que os dados do pente-fino realizado nesta semana não foram divulgados por determinação do secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Schirmer.
Leia mais
Após seis anos e cinco meses, Presídio Regional de Caxias do Sul volta a receber uma revista geral
Instalação de bloqueadores de celular nos presídios de Caxias do Sul ainda é sonho distante
Líderes de facção indiciada em Caxias do Sul retornam para a Penitenciária do Apanhador
A média é de um celular apreendido para cada quatro presos – havia 396 recolhidos na terça-feira. Os resultados impressionam levando-se em conta que a revista só ocorreu na Galeria A (com 187 apenados) devido à forte chuva daquela manhã. De acordo com a assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), apenas 16 das 24 celas foram revistadas.
A apreensão foi registrada na Polícia Civil e é investigada pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec). O delegado Joigler Paduano reforça o discurso de não divulgar o número de apreensões conforme orientação da secretaria, mas confirma que um inquérito foi instaurado.
– Tudo é investigado, mas, inicialmente, instauramos por tráfico para verificar como a droga está entrando no presídio. O celular é uma consequência. Os números não chegam a chamar a atenção – resume.
Além dos celulares, foram apreendidos 325,5 gramas de maconha, 257 de cocaína, 47,5 de crack e 14 facas artesanais. A operação ainda confirmou uma denúncia recorrente sobre o Presídio Regional: que os presos fazem bebidas alcoólicas na cadeia. Foi apreendida uma garrafa com 600 mililitros de bebida destilada artesanal.
Silêncio
Não há uma explicação oficial para a não divulgação dos dados da revista geral. A assessoria da Susepe apenas informa que foi um acordo do secretário Schirmer para a Operação Pulso Firme.
O QUE FOI APREENDIDO
:: 90 celulares
:: 59 baterias de celular
:: 40 chips de celular
:: 54 carregadores de celular (originais e artesanais)
:: 24 fones de ouvido
:: 2 pen drive
:: 12 cabos USB
:: 10 comprimidos azuis (estimulantes sexuais)
:: tijolo de maconha pesando 278 gramas
:: 47 porções de maconha totalizando 47,5 gramas
:: 32 porções de cocaína totalizando 257 gramas
:: 16 pacotes crack totalizando 47,5 gramas
:: 1 tijolo de maconha (278 gramas)
:: 47 porções de maconha (47,5 gramas)
:: 32 porções de cocaína (257 gramas)
:: 16 pacotes crack (47,5 gramas)
:: 14 facas artesanais
:: 1 garrafa de 600ml com destilado artesanal
:: 1 jiboia artesanal (corda feita com lençóis)