A transferência de médicos das Unidades básicas de saúde (UBS) para o Pronto-Atendimento 24 Horas foi a principal medida apontada pela prefeitura de Caxias, em reunião com o Ministério Público, para melhorar o atendimento no Postão. O encontro ocorreu nesta terça à tarde a pedido da promotora de Justiça Adriana Diesel Chesani, que busca soluções para qualificar os serviços de saúde na cidade. A prefeitura tem três dias para apresentar à promotora um planejamento de como e quando irá colocar as ações citadas na reunião em prática.
Leia mais
Justiça interdita presídio de Caxias do Sul e 120 detentos precisarão ser transferidos
Estrutura da penitenciária no Apanhador, em Caxias, favorece facções criminosas, apontam juízes
Juízes relatam domínio de presos no Apanhador e sugerem interdição
A realocação dos profissionais da rede básica não é uma prática nova e esse recurso já foi usado em outras ocasiões de urgência, como explica a secretária municipal de Saúde, Deysi Piovesan. Porém, ela afirma que essa medida só será possível após a contratação de novos médicos. Até quinta passada, 47 médicos haviam pedido para sair da rede, 22 já tinham entrado e 12 estavam em fase final de contratação, segundo Deysi. A secretária, no entanto, não detalhe quantos médicos a mais seriam necessários para suprir a demanda do Postão. A comissão representativa dos médicos do SUS pede pelo menos mais 30 profissionais.
– Não devemos falar de número de médicos, mas sim de horas de trabalho. Não é a mesma coisa contratar um profissional de 33h semanais e um de 12h. Os últimos chamamentos são para 12h. Nos comprometemos a agilizar essas nomeações, mas vamos avaliar bem porque não dá para esvaziar de um lado (a rede básica) para cobrir do outro (Postão) – diz a secretária.
A promotora Adriana avaliou o encontro com a prefeitura como positivo. Esclarece que não foi combinado um prazo para o início das ações no Pronto-Atendimento 24 Horas, mas acredita que será quase que imediatamente devido a grande procura por serviços de saúde nessa época mais fria:
– A demanda aumenta muito nessa época e é agora que o problema de superlotação precisa ser resolvido. Avançamos bastante com esse encontro. Agora vamos monitorar.