Centenas de pessoas acompanharam a celebração de Corpus Christi em frente à Catedral Santa Teresa na tarde desta quinta-feira, em Caxias do Sul. A programação iniciou-se por volta das 14h30min.
Em seu sermão, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, lembrou a importância da eucaristia para os católicos:
– Precisamos da eucaristia para alimentar a nossa bondade. A eucaristia é um mistério de amor, um mistério que precisa ser acreditado. Jesus dá o seu sangue para nos alimentar – disse o religioso.
Leia mais
Tapetes de Corpus Christi atraem moradores e turistas em Flores da Cunha
Missas, procissões e exposição de tapetes mobilizam fiéis na Serra
Morre Paulo Bellini, presidente emérito da Marcopolo, de Caxias
Neste ano, as ruas da área central não receberam os tapetes de serragem ou de cobertores, uma mudança adotada desde o ano passado. Alguns distritos como Galópolis e Forqueta, no entanto, elaboraram seus próprios desenhos pelas ruas das comunidades.
Conforme estimativa da Fiscalização de Trânsito, cerca de 1,5 mil pessoas participaram da celebração no entorno da Praça Dante Alighieri.
Corpus Christi na região
Além de Flores da Cunha, famosa pela confecção de tapetes, outras cidades da região se destacaram durante a celebração de Corpus Christi. Em São Marcos, cerca de 1 mil voluntários produziram 48 tapetes no entorno da Praça Dante Marcucci. Os desenhos ficarão expostos até domingo.
Em Nova Bassano, pelo menos 200 pessoas da comunidade, incluindo pastorais, associações, movimentos religiosos e Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalharam na confecção de 25 tapetes em serragem, que chamavam a atenção pela beleza e harmonia.