Com estado de emergência decretado pelo prefeito Frederico Becker (PP), Bom Jesus iniciou nesta sexta-feira a reconstrução das áreas prejudicadas pelo temporal que caiu sobre a cidade na quinta-feira. Os prejuízos mais fortes foram sentidos nas vias públicas, como quedas de árvores, muros e pontes no interior, além de desmoronamentos de calçadas. Na manhã desta sexta-feira, enquanto o maquinário era colocado em serviço, a Defesa Civil esteve no município e orientou pelo decreto, que permitirá a contratação de serviços de recuperação de maneira mais ágil.
O volume de chuva passou de 120 milímetros em cerca de meia hora. Nenhuma casa chegou a sofrer danos estruturais mais graves, mas em uma residência dois cachorros morreram afogados. No bairro Alto da Pedra, um dos mais atingidos, a Rua Juvenal Grazziotin teve de ser interditada preventivamente para resguardar motoristas e moradores, pois ainda há risco de desmoronamentos no local. Na estrada Municipal Capão do Índio - Passo dos Varões, a água carregou a estrutura de uma ponte. em algumas áreas de difícil acesso ainda nem foi possível chegar para verificar os estragos.
De acordo com o prefeito, toda ajuda será bem-vinda para a reconstrução das áreas afetadas.
_ O que mais precisamos são canos para a tubulação, que ficou muito prejudicada, madeira para refazer as pontes, e brita. Com o decreto de emergência, nossa intenção é contratar os serviços já na segunda-feira _ afirma Frederico Becker.
Interessados em enviar ajuda podem fazer contato pelo telefone (54) 3237.1471, na prefeitura.