A movimentação no Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), um dos locais do primeiro final de semana de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município já começou cedo, com muitos jovens aproveitando para almoçar no espaço e irem se preparando para a abertura dos portões, que ocorreu às 12h deste domingo (3). Em Caxias, são 9.671 inscritos.
O Enem ocorre em duas etapas, nos dias 3 e 10 de novembro. Neste primeiro dia de provas, os inscritos vão testar os conhecimentos em 45 questões de linguagens e mais 45 questões de ciências humanas, além da prova de redação, que tem como tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".
Daniela Toscani, 16 anos, estudante da Escola São Rafael, de Flores da Cunha, foi até a UCS para realizar o exame "treineiro", destinado para estudantes que ainda não estão concluindo o ensino médio, mas desejam participar da prova. Porém, o nervosismo já estava aparente.
— Estou bem nervosa, mesmo sendo o treineiro, mas a Escola me ajudou bastante na preparação, principalmente nas dicas para a redação — contou Daniela.
Já para Izabel Issa, 18, aluna da Escola Estadual Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, o Enem pode ser a sua oportunidade de estudar Medicina em uma das universidades federais do Estado e a preparação para o dia foi intensa.
— Quero fazer Medicina em uma federal, ainda não sei qual, a que me aceitar eu vou, mas eu estudei bastante, todo sábado, desde o início do ano, além da parte da tarde em um cursinho preparatório — disse Izabel.
O estudante Mateus Boniatti, 18 anos, também busca uma vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mas no curso de Engenharia da Computação. Ele contou que estava um pouco ansioso, mas preparado.
— Eu acho que ela é uma prova bem de leitura e mais de resistência, o negócio é ter muita calma na hora de ler, dar aquela respirada e vai embora — destacou Mateus.
A prova iniciou às 13h30min e o encerramento está previsto para 19h. Até o momento, não foi atualizado o número de presentes.