Homenageado pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, no último dia 4, com a Medalha Aristides Bertuol — honraria máxima concedida pelo Legislativo do município —, o Hospital Tacchini alcança o primeiro século de existência com a projeção de expandir o número de leitos e inaugurar a faculdade de Medicina em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Fundada em 1924, a instituição surgiu a partir dos esforços do médico italiano Bartholomeu Tacchini, que chegou à cidade em 1912 e se deparou com a falta de estrutura para atender a população. Com ajuda da comunidade, o primeiro prédio abriu as portas em março de 1927, três anos depois do lançamento da pedra fundamental. Nomes como Walter Galassi e Vico Barbieri, além das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, foram fundamentais para a consolidação da instituição de saúde após a morte do médico europeu em 1936.
— Este ciclo (do Bartholomeu) Tacchini é que nos caracteriza. Ninguém discute aqui dentro se o SUS é deficitário, por exemplo. Nós fomos criados para resolver problemas de saúde da comunidade. Então, quando a coisa aperta, nós somos desafiados a buscar soluções para continuar fazendo isso e não para deixar de fazer uma parte — ressalta o superintendente executivo da instituição, Hilton Mancio.
Parte das soluções descritas por Mancio é a criação, na década de 1980, do plano de saúde Tacchimed, que atualmente abrange 62 mil usuários na Serra. Ele explica que a função inicial do sistema era garantir a sustentabilidade econômica e promover o crescimento da instituição.
— Acredito que o Tacchimed tenha sido o segundo movimento de maior intensidade que garantiu perenidade (às finanças da instituição). Destacou-se muito porque conseguiu fazer com que esse modelo efetivamente funcionasse — ressalta o superintendente.
Outro passo importante da história recente foi, em 2004, a expansão para Carlos Barbosa, a partir da aquisição do Hospital São Roque. Atualmente, a instituição da cidade vizinha conta com uma equipe de 51 médicos e, em 2023, somou 213 nascimentos.
As perspectivas para os próximos anos
A construção do próximo centenário está firmada, segundo a gestão do hospital, em três projetos que já estão em andamento. O mais próximo de ser viabilizado é a inauguração de um centro diagnóstico em um Medical Center, que está sendo construído na área central do município. A previsão é de que o serviço comece a operar no primeiro semestre de 2025, com oferta de exames por imagem e também voltado para pequenos procedimentos, os quais exijam a internação do paciente por apenas um dia.
Já a inauguração do curso de Medicina, anunciado ainda em 2022, depende da aprovação do Ministério da Educação, segundo a instituição. A formação de novos médicos ocorrerá por meio de uma parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). A intenção é receber 60 novos alunos por semestre, em uma estrutura que está pronta desde março do ano passado.
O projeto mais relevante — e que ainda não tem previsão concreta de finalização — é um prédio de nove andares construído ao lado da estrutura atual. O complexo prevê a instalação de 120 novos leitos para beneficiários do plano de saúde, além da faculdade de Medicina, um ambulatório, e uma extensa área de reabilitação de pacientes, com piscina com três raias semiolímpicas.
— Então, tudo o que Tacchimed está pensando é somente para o plano? Não, ao levarmos as demandas do plano para essa estrutura nova, abriremos espaço nas estruturas existentes para ampliar serviços para o SUS e convênios — projeta o superintendente executivo da instituição, Hilton Mancio.
Atualmente, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves é referência estadual para o SUS em leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal. Além disso, a instituição é referência regional em atendimentos públicos para 22 municípios em gestação de alto risco e em tratamento oncológico.
Números
- 2,2 mil colaboradores ativos.
- Mais de 260 médicos de 53 especialidades diferentes.
- 62 mil beneficiários do Tacchimed.
- Hospitais em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa.
- 1.680 nascimentos foram registrados na maternidade de Bento em 2023.