Em 2025, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano retornará ao Rio Grande do Sul. A sétima edição do evento vai ocorrer entre os dias 8 e 10 de abril. Os painéis e o espaço de negócios serão realizados no Dall'Onder Hotel. A última vez que o fórum foi sediado no RS foi em 2022, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma das instituições organizadoras do evento.
As novidades foram apresentadas nesta terça-feira (22) em uma live que contou com a participação dos realizadores do fórum: a professora e pesquisadora da UCS, Suelen Paesi, coordenadora do evento; o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Felipe Marques, e o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), Airton Kunz.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é um evento itinerante, que ocorre anualmente, intercalando os estados da região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2023, ele ocorreu em Chapecó, em Santa Catarina.
— O fórum tem uma expressão nacional e internacional e conseguimos atrair a atenção das empresas que estão produzindo suprimentos. É um espaço onde os especialistas debatem as tendências da cadeia produtiva, os potenciais, os casos bem-sucedidos no setor, que estão relacionados à produção de biogás e biometano, combustíveis avançados, que tem uma grande importância no aspecto sustentabilidade — destacou a professora Suelen Paesi, que é pesquisadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia da UCS.
A coordenadora também destacou que haverá um espaço de negócios onde as marcas poderão vender produtos para a rede do biogás. O evento também proporcionará mostrar in loco a produção o biogás para que os participantes possam conhecer o sistema. Por último, haverá uma seleção de startups que apresentarem novas ideias sobre o tema.
— Existem, neste momento, muitas ações envolvendo o biogás no mundo, em diferentes países, e a gente quer trazer um pouco dessas experiências. No ano que vem também ocorrerá a COP30, então há muitas conexões importantes para fazermos globalmente. Os maiores volumes de biogás produzidos hoje no Brasil vêm dos aterros sanitários, por exemplo, e isso é um ponto que a gente precisa levar para a discussão e compartilhar essas experiências que temos no nosso país — afirmou Airton Kunz, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.
O biogás é o produto gerado pelos microrganismos a partir dos resíduos agroindustriais e urbanos. O biogás contém uma molécula chamada metano, utilizada para a produção de energia térmica, elétrica e do biometano, que pode ser usado como combustível veicular.