Uma criança de dois anos e 10 meses morreu na madrugada da última terça-feira (11), em Bento Gonçalves, com suspeita de meningite. O caso é tratado como suspeita, segundo a prefeitura, pois ainda são aguardados os resultados dos exames encaminhados ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre. Não há um prazo pra divulgação do resultado.
Conforme informações da secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento, o caso ocorreu na Escola Municipal Infantil Arco-Íris da Alegria, no bairro Vila Nova. Após notificação do Hospital Tacchini, para onde a criança foi levada para atendimento, a secretaria informou, por meio de nota, que tomou todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença.
Por meio da assessoria de imprensa, o Tacchini afirmou que "em função de ser um caso de saúde pública, toda a comunicação foi centrada na Secretaria de Saúde". A secretaria, no entanto, disse que "a manifestação será somente por nota" (leia na íntegra abaixo).
No comunicado, a pasta reitera que os antibióticos preventivos devem ser tomados exclusivamente pelos alunos da mesma sala de aula da criança que morreu com suspeita de meningite, não sendo necessários para outras escolas de Bento Gonçalves. Ainda conforme a secretaria da saúde, não haverá a interrupção das aulas no município.
A diretora da escola infantil Arco-Íris da Alegria, Simone Cátia da Silva, preferiu não se manifestar e disse apenas que "a escola está seguindo as orientações das secretarias da Educação e da Saúde".
Medidas de prevenção
Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS (CEVS), a chamada quimioprofilaxia, com uso do antibiótico rifampicina, embora não assegure efeito protetor absoluto e prolongado, tem sido adotada como uma medida eficaz na prevenção de casos secundários de meningite. Os casos secundários são raros, e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso e está indicada para os contatos próximos de casos suspeitos de doença meningocócica.
Contatos próximos são os moradores do mesmo domicílio, indivíduos que compartilham o mesmo dormitório, funcionários de creches e escolas, além de pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.
Vacina em todas as UBSs
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a meningite estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde dos municípios. São elas:
- Vacina meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
- Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
- Meningocócica C (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelo sorogrupo C.
- Meningocócica ACWY (Conjugada): protege contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y.
Em Bento Gonçalves
- Disponíveis em todas as UBSs.
Em Caxias do Sul
- Recém nascidos: BCG, por agendamento nas UBSs.
- Calendário infantil: Pentavalente, Pneumo 10, Meningocócica C, diariamente nas UBSs.
- 11 a 14 anos de idade: ACWY (Conjugada), diariamente nas UBSs.
OBS: exceto Centenário, Mariani e Vila Cristina
Confira a nota da secretaria da Saúde de Bento Gonçalves:
As secretarias de Saúde e de Educação lamentam o ocorrido com uma criança da EMI Arco-íris da Alegria e se solidarizam com os pais, familiares e a comunidade escolar. Após notificação do Hospital Tacchini sobre um caso suspeito de meningococcemia na referida escola, a Secretaria de Saúde (SMS) esclarece que tomou todas as medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para prevenção a novos casos da doença. A Secretaria da Saúde reitera que o comunicado com orientações que está circulando nas redes sociais apresenta procedimentos que devem ser tomados exclusivamente pelas crianças da mesma sala de aula, não sendo necessários para outras escolas do Município. Também não haverá a interrupção de atividades.
A SMS e a Secretaria de Educação estão em contato com os profissionais da escola, oferecendo todo suporte necessário, além de monitorar a situação para proteger a saúde da população. A meningite é um processo inflamatório que pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, entre outros) e os agentes não infecciosos (traumatismo). A imunização contra a doença está disponível em todas as unidades de saúde.
Formas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão; manter o ambiente arejado; higienização dos ambientes de circulação de pessoas com água e sabão.
Alguns sintomas observados em pacientes maiores de um ano de idade são: febre, dor de cabeça, náusea e vômito, rigidez de nuca, confusão mental, sonolência e sinais de irritação. Em caso de sintomas, deve ser procurada a unidade de saúde mais próxima.