CORREÃO: 80 pessoas, e não 80 famílias deixaram suas casas em Santa Tereza. A informação permaneceu incorreta das 13h40min às 14h17min desta segunda-feira (17). O texto já foi corrigido.
O nível do Rio Taquari, em Santa Tereza, na Serra, superou a cota de inundação, de 14m50cm, às 6h da manhã desta segunda-feira (17), e fez com que o município registrasse a segunda enchente do ano. Em 2023 foram outras duas, nos meses de setembro e novembro.
Na última medição, às 9h45min, o rio marcava 16m26cm. O trabalho para salvar bens materiais se iniciou ainda durante o final de semana, quando a chuva começou e os alertas da Defesa Civil chamavam a atenção para a possibilidade de uma nova enchente.
Antes que a água invadisse os imóveis, na metade da manhã desta segunda-feira, 80 pessoas já haviam deixado as respectivas casas. Um mapa de inundação permite salvar os pertences das primeiras casas a terem a estrutura invadida pela água.
— Sabemos quem são os primeiros atingidos assim que o rio ultrapassar a cota de inundação e organizamos caminhões com antecedência para carregar mesmo que embaixo de chuva. É mais uma vez um trabalho de precaução — explica a prefeita Gisele Caumo.
Atingidas por outras enchentes, a Escola de Canoagem e a praça da cidade já registram acúmulo de água. Assim como em grande parte da região, não chove mais em Santa Tereza e a expectativa da prefeitura é de que o nível do Rio Taquari esteja estabilizado.