Um temporal com vento e granizo atingiu quatro bairros de Vacaria e danificou casas na noite desta quinta-feira (21). Os estragos ocorreram no Municipal, no Mauá, no Altos da Glória e no Seminário.
Conforme a secretária de Habitação e Regularização Fundiária do município, Deise Montanari, a tempestade aconteceu entre 20h45min e 21h. Ainda na noite de quinta, a pasta recebeu solicitações de lonas para 30 residências. No entanto, um levantamento preliminar da Defesa Civil por volta das 10h30min desta sexta-feira (22) apontava pelo menos cem casas danificadas, mas a contabilização dos estragos não havia sido concluída.
Segundo a secretária, os bairros mais atingidos foram o Municipal e o Mauá. No Municipal a estimativa é de que até 90% dos imóveis tenham sofrido algum dano. Nesse ponto da cidade, também houve queda de árvores e de postes. Ao menos uma casa ficou totalmente destruída por uma árvore. Já no Mauá, o temporal atingiu três ruas.
— Foi muito feio. No ano passado tivemos cerca de 800 residências atingidas, mas nesse ano foi muito pior, muito estrago em pouco tempo. Infelizmente foi na parte mais carente da cidade. Teve bairros que nem choveu — relata Deise.
Na manhã desta sexta, a equipe da secretaria auxiliava na colocação de lonas principalmente na residência de idosos. O conserto definitivo dos telhados não é possível por conta das más condições climáticas. Apesar dos estragos, não há relatos de feridos.
O coordenador da Defesa Civil de Vacaria, Cláudio de Lima, estima que o número de residências atingidas fique entre 120 e 130. Até as 10h30min, oito mil metros quadrados de lona já haviam sido distribuídos.
— Tivemos chamados para uma casa e quando chegamos lá atendemos duas ou três. Infelizmente a chuva forte está dificultando nossa resposta, só podemos distribuir lona, mas nos próximos dias vamos adquirir telhas para entrar às famílias — afirma.
No início da manhã desta sexta também houve registro de estragos em Gramado, onde a chuva começou por volta das 5h. De acordo com os bombeiros, uma casa ficou destelhada por volta das 6h30min no bairro Vila do Sol. O imóvel foi coberto com lona até a chuva parar e ter possibilidade de iniciar o conserto. Já na RS-115 houve bloqueio por uma queda de árvore, que foi removida no fim da madrugada.