Quando tinha nove anos, Ariel Luís França Ferreira comunicou aos pais que deixaria o cabelo crescer. O objetivo era nobre: queria doar as mechas para a confecção de perucas e, assim, ajudar a elevar a autoestima de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.
Nesta sexta-feira (10), três anos depois daquela decisão, Ariel voltou ao salão do barbeiro Douglas Soranzo para enfim cortar os fios cultivados na transição da infância para a adolescência. O menino agora tem 12 anos. Os cabelos foram doados para a Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (Domus), com sede em Caxias do Sul e que atende pacientes de diversos municípios.
Morador de Caxias, desde cedo Ariel vem sendo incentivado a praticar boas ações pela mãe, a bombeira civil Márcia Regina de Almeida França, 39, e pelo pai, o comerciante Daniel Roberto Ferreira, 47. Ao entrar para o Grupo Escoteiro Saint Hilaire 154, o altruísmo do menino se multiplicou. Numa das atividades, soube da existência da Domus.
— O grupo de escoteiros que ele participa faz diversas ações como o recolhimento e a doação de tampinhas e alimentos. Em meio a essas ações, ele conheceu a Domus. E, quando chegou em casa, pediu para que a gente explicasse para ele o que era o câncer e o por que as crianças perdiam o cabelo. Após um período pensativo, tomou a decisão de deixar o cabelo crescer — relembra Márcia.
Foram meses de perseverança. Os pais contam que Ariel chegou a cogitar a cortar os cabelos em épocas de calor, mas desistia quando lembrava da importância da doação. O guri também teve lidar com conselhos que contrariavam seu entendimento de solidariedade.
— Mesmo as pessoas falando que eu poderia ganhar dinheiro vendendo os cabelos, sempre ignorei e continuei em frente — conta ele.
— Sempre deixamos a decisão na mão dele, e assim ele foi até o fim — complementa Márcia.
No total, serão aproveitadas quatro mechas de 35 centímetros cada. O momento do corte no salão e da entrega dos cabelos na Domus provocou muita emoção entre os pais.
— A gente ficou encantado, se emocionando a cada instante. O Ariel ficou muito à vontade, conhecemos algumas crianças e o trabalho da Domus — relata a mãe.
Rejane Siqueira, administradora da Domus, explica que doações de cabelo diretamente na instituição não são tão frequentes — ocorrem, em média, uma vez por mês. Por isso, o gesto do escoteiro é relevante.
— Encaminhamos os cabelos para o Banco de Perucas, onde é feita a confecção. Depois, eles colocam à disposição de crianças e adolescentes que queiram — detalha Rejane.
Ariel não quer parar por aí. Depois de doar os cabelos, pretende continuar ajudando por meio das ações do grupo de escoteiros. A intenção dele, no momento, é manter um corte curto. Mais adiante, não descarta deixar o cabelo crescer novamente e fazer uma nova doação.
— Sempre que temos a oportunidade de ajudar, temos que ajudar, o mundo precisa disso. Estou muito feliz — finalizou Ariel.
O que é a Domus?
A Domus é uma instituição que presta serviços de assistência social para crianças e adolescentes diagnosticadas com câncer, oferecendo todo o apoio para o tratamento, como moradias para pacientes que não residem no município, amparo psicológico e visitas a domicilio. A instituição trabalha em parceria com o Hospital Geral de Caxias do Sul, que abrange os 49 municípios da Serra.
— Muitas vezes o câncer não vem acompanhado sozinho. Muitas famílias estão em vulnerabilidade social. Então, prestamos também esse apoio, por meio de doações de cestas básicas e projetos sociais que arrecadam recursos para manter a casa — explicou a psicóloga da Domus, Renata Boff.
Além do apoio social, a instituição atua na procura de profissionais para crianças que necessitam com urgência de consultas e tratamentos especializados. Mais de mil atendimentos são realizados pela associação anualmente. Somente em 2023 já são 70 famílias cadastradas.
Para ajudar a Domus, vale contribuir com a doação de tampinhas ou participar do Brechó Solidário, que vai ocorrer nos dias 10 e 11 de março, no Centro de Convivência da UCS.
A Domus também é aberta para visitação mediante agendamento. Para isso, basta contatar pelos telefones (54) 99264-2147 e (54) 3221-0849. A associação atende na Rua Dr. Paulo Roberto De Almeida, 471, no bairro Universitário.
Doações em qualquer valor
Via Pix:
- CNPJ: 10852561000172
- E-mail: domus@domusserragaucha.org.br
Via deposito bancário:
- Banco Banrisul (041)
- Agência: 0180
- Conta Corrente: 06.181.631.0-9
- AACC SERRA GAÚCHA
- CNPJ: 10.852.561/0001-72
* Com supervisão de Adriano Duarte