Atrações artísticas, gastronomia e, é claro, muito espumante atraíram o maior público já registrado desde que o novo modelo foi adotado pela Fenachamp, em Garibaldi. Em quatro finais de semana, entre os dias 6 e 30 de novembro, 79.637 pessoas visitaram Festa Nacional do Espumante e consumiram cerca de 29 mil garrafas da bebida comercializadas pelas 22 vinícolas presentes no evento.
Com um palco montado no pavilhão principal e mesas distribuídas no entorno, o público pôde conferir a gastronomia de 16 restaurantes. O formato da festa que possibilita a integração do público e a degustação da bebida é apontado pelo presidente da Fenachamp, Giliano Verzeletti, como um dos grandes motivos para o público recorde.
— A festa tem amadurecido este formato de priorizar a apreciação do espumante com conforto, então é um modelo que se consolidou e ganhou corpo. Na área externa, tivemos a pista de esqui itinerante, que resgatou um dos símbolos do município e que também atraiu muita gente — exemplificou.
Instalada em Garibaldi na década de 1970, a pista de esqui carrega consigo a simbologia de ser uma atração inédita e que trouxe turistas de todo o país para Garibaldi. Desde 2021, a atração retornou em forma de pista itinerante e tem figurado nos eventos no município. Também no lado externo, o visitante desta edição encontrou a Vila Típica Italiana, com a comercialização de produtos típicos como pães, queijos, salames e sucos.
Ao som de uma programação artística que trouxe shows de Nenhum de Nós, Acústicos & Valvulados, Duca Leindecker, Claus e Vanessa e DJ Jesus Luz, o espumante pôde estar em evidência e mostrar que é cada vez mais protagonista na mesa do brasileiro.
— É notório o que tem acontecido com o espumante, é um dos grandes expoentes da atividade vitivinícola da região e a festa é expressiva, porque tínhamos aqui as empresas que são responsáveis por 90% da produção de espumante do país — contou Verzeletti.
Encerrada neste domingo (30), a principal festa de Garibaldi também mostrou o seu potencial para a atração de turistas e divulgação do município em âmbito estadual e nacional. Durante o evento, uma pesquisa feita pela Faculdade Fisul comprovou que 19,3% do público dos dois primeiros fins de semana havia visitado Garibaldi pela primeira vez.
Cancelada no ano passado devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, a Fenachamp tradicionalmente ocorre a cada dois anos. No entanto, a realização do próximo evento ainda não tem nada definida. A decisão se a festa se repetirá em 2023 ou em 2024 será feita em conjunto entre organizadores, vinícolas e poder público, dia Verzeletti.