A prefeitura de Caxias do Sul abriu nesta sexta-feira (19) o chamamento público para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ana Rech. Neste modelo, os interessados em fazer a obra podem se inscrever até 16 de setembro e um pré-requisito é que possuam o terreno. É a primeira vez que a atual administração utiliza este formato. A previsão é que as obras iniciem em 2023.
O processo de chamamento público é diferente da licitação. Nesse caso, ocorre uma parceria por meio de termos de colaboração, fomento ou acordos de cooperação para executar atividades ou projetos que tenham interesse público.
Após a construção, a prefeitura de Caxias vai locar o prédio, em contrato inicial de 180 meses, com possibilidade de renovação. O município também estabelece que o valor máximo para aluguéis de imóveis como esse é de R$ 7.750.
— A nossa UBS atual tem problemas estruturais e está localizada em um imóvel que era originalmente residencial, não estando adequada para que se preste um atendimento de qualidade para a população. Além disso, não comporta o tamanho da comunidade de Ana Rech e região, que tem uma população que cresceu bastante nos últimos anos. Por isso, foi elencada como uma das nossas prioridades — declara a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi.