Reformada e remodelada para atender a 80 crianças por semana, a casa que por anos serviu como Plantão da Criança, na Rua Pinheiro Machado, passa a ser a sede do Centro de Atendimento Integrado em Saúde para Crianças Autistas, inaugurado na manhã desta terça-feira (23) em Caxias do Sul.
O projeto, fruto de uma parceria da prefeitura com o Círculo Saúde, tem por objetivo centralizar os atendimentos a crianças de até oito anos com transtorno do espectro autista (Tea). No local, os atendidos poderão ser acompanhados por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
De acordo com a gerente de assistência à saúde do Círculo, Ivonete Pontalti, os pais também serão acompanhados durante o atendimento dos filhos, para que a família como um todo saiba lidar com as manifestações de comportamento e déficits de comunicação presentes na vida dos autistas.
— O intuito é desenvolver habilidades sociais, para auxiliar tanto no comportamento quanto na linguagem. Teremos a simulação de um lar aqui dentro, onde eles vão aprender as atividades do dia a dia — explicou Ivonete.
A proposta multiprofissional atende a uma demanda antiga da saúde pública de Caxias do Sul que realizava os atendimentos à criança autista de forma descentralizada. De acordo com a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, o local propõe uma nova realidade às famílias, para que possam conviver com o transtorno do espectro autista e usufruir de uma vida saudável.
Em fase de formulação dos grupos a serem atendidos, o Centro de Autismo será operado pelo Círculo Saúde, que busca a certificação de filantropia, o que justifica a oferta de gratuidade dos serviços prestados. A expectativa é de iniciar os atendimentos às crianças encaminhadas pela rede pública de saúde já em setembro.
— O Círculo prestará os atendimentos e ficará responsável pela manutenção e estrutura do serviço. A regulação dos pacientes se faz pela prefeitura através das Unidades Básicas de Saúde ou dos Centros Especializados — explicou Daniele.