A prefeitura de Bento Gonçalves vai antecipar o calendário de vacinação contra a gripe para crianças de seis meses a quatro anos. Esse público tem previsão de receber as doses do imunizante para Influenza pela campanha nacional a partir de 3 de maio, mas no município da Serra a aplicação das doses vai começar na próxima terça-feira (19). O motivo é o aumento nos atendimentos a esse público por sintomas gripais na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade, localizada no bairro Botafogo. Desde fevereiro, os atendimentos no ambulatório fast track e UPA cresceram 54%.
Segundo a prefeitura, com base em levantamento da UPA, em fevereiro, foram 2.235 acolhimentos, e março 3.455 relacionados a diversos sintomas. Entre o dia 1º a 12 de abril já foram 1.501 crianças atendidas.
A secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, disse que a prefeitura vai utilizar as doses existentes no município e que na quarta-feira (20) recebe nova remessa, como ocorre sempre nesse dia a cada semana.
— Temos aproximadamente 10 mil doses contra a Influenza. Já abastecemos todas as unidades de saúde e ainda temos um estoque no Setor de Imunizações caso precise reabastecer — comentou a gestora pública.
A coordenadora do Setor de Imunizações de Bento, Luiza do Rosário, explica que, ao fazerem a vacina pela primeira vez, crianças de seis meses a dois anos recebem em duas etapas o equivalente à dose de um adulto – a segunda etapa 30 dias após a primeira. Já crianças de dois anos a quatro, recebem a dose inteira.
— Entendemos que, com esse registro de crianças com doenças respiratórias antes do período normal de inverno, é preciso antecipar a vacinação para que elas fiquem protegidas. Também reforçamos que os pais levem as crianças para vacinação contra covid-19. É uma proteção a mais para os pequenos — destaca Luiza.
Bento tem 6.274 crianças de 6 meses a 4 anos. A vacinação contra gripe poderá ser realizada em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Dos públicos que já estão sendo imunizados desde o início da campanha, em 4 de abril, até o dia 12, última atualização (que é feita sempre nas segundas-feiras) foram 10,2 mil vacinados – 8,1 mil idosos (36,5%) e 2,1 mil profissionais da saúde (47,4%). A estimativa é de 4.432 profissionais e 22.172 pessoas com 60 anos ou mais.