O Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha inaugurou na última quinta-feira (10) um centro voltado para atendimento de urgências aos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) agudo. São cinco leitos habilitados pelo Ministério da Saúde e que serão referência para pelo menos 12 municípios da região. O novo espaço terá aporte federal.
Os leitos são para atendimento de pacientes com convênios particulares e também aqueles que ingressarem na instituição via Sistema Único de Saúde (SUS). O funcionamento do Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral Agudo já iniciou no dia da inauguração, na semana passada.
— Foi muito importante para nós, pois conseguimos fechar com os protocolos necessários do Ministério da Saúde. Também tivemos que capacitar a equipe que trabalhará diretamente com os pacientes com AVC. E é muito importante dizer que as pessoas estejam atentas aos sintomas e que busquem os recursos imediatamente para que dê tempo de contornar a situação — explica a superintendente-geral do Hospital São Carlos, Janete Toigo D´Agostini.
Segundo ela, a intenção é que o espaço acolha os pacientes por até sete dias, mas o tempo poderá ser ampliado conforme avaliação do quadro de saúde.
— Pode ser mais ou menos tempo, tudo depende de cada um, como reage. É uma estimativa —pondera a superintendente.
Janete ainda lembra que anteriormente à existência do centro, os pacientes que chegavam ao Hospital São Carlos com o quadro de AVC eram, na medida do possível, transferidos para instituições de outros municípios, como Caxias do Sul. Agora, o procedimento não será mais necessário.