O transporte público de Vacaria deverá passar por mudanças em 2022. Até março, a prefeitura pretende lançar um edital para licitação de empresa que passará a explorar o serviço em um formato adaptado à atual demanda na cidade. Nesta quinta-feira (3), a prefeitura vai firmar contrato com a empresa Transfátima, que teve a concessão de 10 anos encerrada na segunda-feira (31), mas seguirá operando em regime emergencial, pelo menos, pelos próximos três meses.
Segundo o diretor de desenvolvimento urbano do município, Zair Silveira de Almeida, a renovação da concessão por mais 10 anos era uma alternativa possível, porém a decisão de encerrar a parceria foi acordada por ambas as partes tendo em vista a necessidade de uma atualização no formato da prestação do serviço. De acordo com o diretor, um dos principais fatores para a decisão foi a redução no Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK), algo que, segundo ele, não atrairia mais empresas.
— No tempo em que a licitação anterior foi feita, o transporte era utilizado por 92 mil a 94 mil pessoas por mês, em média. Diante das alternativas de transporte e mesmo da facilidade pra aquisição de veículos próprios, além de um impacto significativo da pandemia, esse número está hoje em 40 mil passageiros ao mês — explicou Almeida.
De acordo com ele, o novo projeto está ainda em fase de elaboração e deverá priorizar a redução de custo do serviço, com readequação de linhas e horários, unificando o atendimento a determinados bairros, por exemplo. A adoção de outros tipos de veículo, como micro-ônibus, também é avaliada pelo setor responsável.
Atualmente, o serviço de transporte coletivo de Vacaria conta com nove ônibus que atendem a 18 linhas.