Assim como nas farmácias e nas unidades de pronto-atendimento (UPAs), a procura por testes contra a covid-19 cresceu em laboratórios de Caxias do Sul após as festas de fim de ano. Na manhã dessa sexta-feira (7), uma longa fila se formou na Rua Bento Gonçalves, no Centro, para a realização do teste no laboratório Microlab e chamou a atenção da comunidade. Somente na quinta-feira (6) e na manhã de sexta (7), o estabelecimento realizou cerca de 500 amostras, número 200% maior que o registrado na última semana de dezembro.
De acordo com o administrador do laboratório, Nelson Roberto Frizon, foram 350 testes realizados na manhã desta sexta. Cerca de 60% das pessoas receberam o diagnóstico positivo para a doença. À tarde, o movimento diminuiu, mas seguiu com demanda maior que o observado no mês passado.
Ainda conforme o administrador, a maior procura começou a ser observada a partir da última segunda-feira (3) e mobilizou a equipe de 20 funcionários para a realização dos atendimentos. Para dar conta da demanda, o laboratório antecipou o retorno das férias de colaboradores e também abriu três novas vagas de trabalho.
— Tivemos uma procura muito grande e isso fez com que filas se formassem, principalmente pela manhã. Mas a demanda é maior porque também atendemos a domicílio, ou seja, não é somente quem procura o laboratório — explica Frizon.
Outra preocupação é com a falta de testes no mercado. Segundo ele, a unidade concluiu na quinta-feira (6) a compra de 15 mil testes, mas percebeu que alguns fornecedores já não garantiam a entrega imediata do produto.
— Já está começando a faltar testes, assim como era em períodos anteriores da pandemia — analisa.
A preferência da população ainda é pelo teste de antígeno, que além de ser mais barato, apresenta o resultado cerca de uma hora após a coleta. Já quem faz o RT-PCR recebe a confirmação ou não para a doença entre 24 e 30 horas. Os resultados são divulgados por meio eletrônico e os valores dos testes variam entre R$ 120 e R$ 245.
Novos protocolos nas UBSs
Na rede pública, desde esta sexta (7), os critérios para a realização de testes rápidos foram atualizados pela prefeitura de Caxias do Sul e já estão sendo adotados nas unidades básicas de saúde (UBSs).
As pessoas que não têm sintomas devem procurar o sistema de saúde apenas a partir do quinto dia de contato com um caso positivo para a doença. A Secretaria da Saúde recomenda que até chegar a data de ir fazer o teste, a pessoa precisa usar corretamente a máscara, evitar aglomerações, manter o ambiente de trabalho e casas arejadas, com as janelas abertas, e higienizar as mãos.
Pessoas que não têm sintomas ou que não tiveram contato com caso positivo devem seguir as mesmas medidas de precaução, mas não acessarão o teste via UBS. Nada muda para pessoas com sintomas gripais, que seguem com a orientação de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o teste de covid-19 tão logo apareçam os sinais.