Nem mesmo a temperatura amena e o tempo nublado afastaram o público que compareceu em grande número para assistir e se emocionar com a sétima edição do espetáculo Natal em Família na noite de sábado (18) em Caxias do Sul.
A grandiosidade da apresentação na Universidade de Caxias do Sul (UCS) estava em todos os detalhes, desde o cenário montado no Centro Cívico, que teve o espelho d’água ao centro ao repertório envolvente da UCS Orquestra, que alternou composições mais intimistas com clássicos natalinos na encenação da chegada do Menino Jesus.
O Natal em Família na UCS também reforçou o sentimento de reintegração. Por meio do retorno das atividades culturais, com protocolos de biossegurança, pode-se perceber a sintonia da comunidade com a UCS Orquestra, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt.
O público pôde apreciar, ainda, o canto dos solistas convidados Paola Dellazzeri (soprano) e Ricardo Barpp (baixo), e do Coro da Unimed Nordeste – RS, regido por Ivan Montanha. A encenação da chegada do menino Jesus ficou por conta do grupo de teatro UEBA Produtos Notáveis.
O encanto do reencontro
Em 2020, o Natal em Família na UCS por causa dos protocolos de distanciamento social em plena pandemia, acabou não sendo realizado. Com o retorno do evento neste ano, os discursos focaram no sentimento de superação e aprendizado com as dificuldades vividas e na esperança e otimismo pelo futuro.
A professora Maria Gorete do Amaral Gedoz, representante da Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), enfatizou que a esperança e a renovação fazem parte do espírito natalino e elas carregam o desejo de fechamento e início de ciclos.
— A comemoração do nascimento de Jesus é tempo de reflexão e confraternização. Que este momento seja para repensar a vida junto às pessoas que amamos e que esse amor se fortaleça, cada vez mais em busca de um mundo melhor, mais humano e mais justo — declarou.
O reitor da universidade, Evaldo Antonio Kuiava, celebrou a alegria que o Natal em Família possibilita, ao permitir o encontro das pessoas, especialmente após um período pandêmico.
— Quero agradecer pelo ano que passou, um ano de muitas conquistas e realizações, mas também de muitas perdas e dificuldades. Tivemos que nos distanciar uns dos outros, perdemos amigos, familiares e conhecidos. A todos eles, queremos honrar e agradecer por fazerem parte das nossas vidas, pela oportunidade de convívio e interação. Queremos honrar e agradecer pelo aprendizado que tivemos, especialmente por aquilo que o contexto da pandemia nos proporcionou: aprendemos a nos comunicar mais pelo olhar, aprendemos como faz falta o abraço de um familiar, de um amigo, de um colega, de um vizinho, de um irmão de caminhada na rotina diária, aprendemos a dar valor às pequenas coisas da vida.
O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, ressaltou a esperança que nasce com a volta dos eventos e agradeceu ao trabalho realizado pelos músicos da Orquestra, ao Coral da Unimed e à equipe do Marketing que conduziu o evento.
— Que bom que podemos retomar eventos com essa magnitude e acolher todos os cidadãos caxienses e da região aqui, na nossa Universidade Comunitária — destacou.
Ao final do espetáculo, o público foi coroado com uma belíssima queima de fogos de artifícios.