Está definida a data de retorno obrigatório para os alunos da rede municipal de Caxias do Sul. A volta de todos os estudantes às salas de aula será exigida a partir de 16 de novembro, terça-feira. A definição ocorreu após uma reunião na manhã desta quinta-feira (4) entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e as direções das 83 instituições de ensino fundamental.
A medida vai ao encontro do decreto estadual publicado na última sexta-feira (29) que restabelece o ensino presencial obrigatório na Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) nas redes públicas e privadas do Rio Grande do Sul a partir de segunda-feira (8).
No dia 28 de outubro, antes da publicação oficial do documento, a Smed chegou a afirmar que toda a rede municipal de Caxias do Sul manteria o formato híbrido.
No total, são 31 mil alunos no Ensino Fundamental da rede municipal, além de 12 mil que frequentam a Educação Infantil — neste número, estão incluídos aqueles que estão alocados em escolas particulares com vagas compradas pelo município, nas instituições conveniadas do município com entidades que as administram e alunos de 4 e 5 anos com turmas de Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental.
Prazo para adequação e comunicação à comunidade escolar
A intenção de ampliar o prazo para além da data definida pelo Estado é que as escolas tenham o período de 8 a 12 de novembro, de segunda a sexta-feira da semana que vem, para se adequar e comunicar a alteração aos pais e responsáveis dos estudantes.
A Smed ainda reforça que está permitida, conforme a determinação estadual, a permanência no regime híbrido ou virtual aos estudantes que, por razões médicas, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial. É exigida a apresentação de atestado médico comprovando a condição.
Além disso, as instituições que não puderem assegurar o distanciamento mínimo de um metro entre os estudantes poderão adotar o sistema de revezamento. Nestes casos, caberá as direções das escolas oferecer as orientações sobre o ensino remoto. Também estão mantidos, obrigatoriamente, o uso de máscara, a higienização constante das mãos e a ventilação dos ambientes.
Os dados definitivos sobre o retorno presencial na rede municipal de Caxias devem ser informados nos próximos dias. No entanto, a secretária da Educação, Sandra Negrini, acredita que cerca de 75% das instituições de ensino têm condições de receber a totalidade dos estudantes.