Em comemoração aos oito anos de atividades, a empresa caxiense AR Master Sul, que trabalha com assessoria documental, criou uma ação solidária chamada de Master Day. O objetivo é proporcionar um dia diferente para as pessoas que frequentam quatro entidades assistenciais de Caxias do Sul: Casa Anjos Voluntários, o Centro Assistencial Vitória, o Instituto da Audiovisão (Inav) e a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (Enca).
A empresa, que vai disponibilizar R$ 2 mil para cada entidade, solicitou que elas apresentassem um projeto de um dia diferente para os seus usuários. Os projetos vão ser realizados em outubro e novembro e também em janeiro e fevereiro do ano que vem.
— A ideia é trazer para essas crianças uma atividade diferenciada. Esse ano estamos fazendo essa ação sozinhos, mas no próximo, como estamos vendo uma boa mobilização, vamos agregar nossos clientes e parceiros no projeto. Aí conseguiremos contemplar mais entidades — diz o gestor da AR Master Sul, Diogo Fernando Boff.
Conheça as entidades e seus projetos
A Casa Anjos Voluntários programa uma tarde divertida no cinema, já que muitos atendidos nunca frequentaram uma sala. A ação será no Villagio Caxias, no dia 18 de outubro, para 62 beneficiários. Além do ingresso, eles também receberão um lanche. A entidade oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 200 crianças e adolescentes no turno contrário ao da escola.
A Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA) criou o projeto Passear, Conhecer, Sonhar. A ação ocorrerá em fevereiro de 2022 e levará cerca de 125 crianças e adolescentes ao zoológico e ao Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul. A entidade atende a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social encaminhadas pela Fundação de Assistência Social (FAS).
O Centro Assistencial Vitória fará um passeio na Chácara Pascoal no dia 12 de novembro e levará 83 crianças e adolescentes a um passeio em Farroupilha. Além do ingresso, eles também receberão um lanche. O centro atende a crianças e adolescentes dos seis aos 15 anos em situação de vulnerabilidade social.
O Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (INAV) vai promover um dia de lazer e recreação em um espaço de festa infantil. Será em janeiro de 2022 para 40 assistidos (entre crianças e adultos) com o objetivo de proporcionar atividade sensoriais aos participantes. O instituto oferece oportunidades de educação, habilitação e reabilitação a pessoas surdocegas, cegas e com baixa visão.