Inaugurado no dia 18 de março, em Caxias do Sul, o Instituto Rosa Del Este realiza uma campanha para arrecadação de fundos para manter os atendimentos gratuitos de pessoas vítimas de violência. A ONG oferece apoio psicossocial, cursos profissionalizantes e oficinas terapêuticas.
A meta é arrecadar R$ 30 mil, valor suficiente para cobrir as despesas da instituição por seis meses. O dinheiro arrecadado será utilizado para o pagamento das despesas como aluguel, água, luz, internet, telefone e materiais para execução das oficinas.
Além de doar para a campanha, também é possível contribuir por meio do PIX da ONG, ou ainda, realizar doações de alimentos, a entrega pode ser combinada por telefone com os voluntários Do Rosa Del Este. A entidade presta atendimentos por meio de assistente social, psicóloga, arteterapia, cursos profissionalizantes de corte e costura, aulas de informática, além de yoga e curso de reiki. As oficinas são realizadas com doações e todos os atendentes são voluntários.
De acordo com a coordenadora Janaína Menegassi do Nascimento, a importância da instituição está no fato de que não se trata somente de uma casa de acolhimento, mas de um espaço que oferece às vítimas a chance de romper o ciclo de violência por meio de capacitação para o mercado de trabalho e acompanhamento constante.
— Dentro dos atendimentos das vítimas, precisamos resgatar nelas o que elas gostam de fazer. Fazemos um resgate da autoestima e de quem elas são. O trabalho que nós fazemos é essencial e necessário — destaca Janaina.
O objetivo principal da instituição é ressignificar a dor das vítimas e transformar o futuro. Segundo Janaina, muitas pessoas que passam por essas situações muitas vezes permanecem por anos sendo violentadas, por acreditarem que não serão acolhidas pelos familiares ou pela sociedade.
— Precisamos transformar a vida dessas mulheres e proporcionar uma nova vida. As mulheres não continuam apanhando porque gostam como a sociedade costuma pensar, a realidade não é essa — ela ressalta.
Atualmente, a instituição atende a 10 pessoas diretamente, entre homens e mulheres. Alguns sofreram violência na infância e convivem com o trauma, outros estavam em relacionamentos abusivos. Entretanto, o diferencial da entidade é que esta também atende aos familiares das vítimas como os filhos e responsáveis.
— Nossa região não tem um espaço que trabalha assim, a partir do momento que as crianças veem a mãe superando isso, ela já cresce em um ambiente diferente. Todos os voluntários também sofreram algum tipo de violência, por isso, realmente conseguimos entender o que essas pessoas passam — explica a coordenadora.
Como ajudar:
- Campanha do Bem
- PIX: 40117900000138
- WhatsApp: 3698-9946 ou (54) 99100-0781
- Endereço: Rua Moreira César, 1.903, Bairro Pio X
- Conheça o Instagram
- Acesse o Facebook da ONG