Um soldado do Corpo de Bombeiros morreu durante um treinamento para resgate em altura em um dos cânions de Cambará do Sul na noite de sexta-feira (11). Ramon Cristiano Barbosa, 32 anos, chegou a ser encaminhado para atendimento médico na cidade, mas morreu por volta das 19h. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) em Osório, onde permanece na manhã deste sábado (12). De acordo com os Bombeiros, ele foi atingido por uma pedra que se desprendeu do barranco.
Segundo o comandante do Pelotão dos Bombeiros em Farroupilha, tenente Elierson dos Passos, Barbosa estava na corporação desde 2009. Naquele ano ele ingressou no grupo por Vacaria, mas há cerca de cinco anos, servia em Farroupilha. Barbosa era natural de Limeira (SP). Conforme Passos, uma pedra se soltou do barranco e atingiu a cabeça do soldado que ficou ferido mesmo com capacete.
— Eles estavam na última atividade do dia. Depois que ele foi atingido, ficou imóvel, preso às cordas de segurança e foi resgatado imediatamente pelo colega que estava ao lado dele. Ele era uma pessoa muito ativa, sempre disposta a ajudar. Se dedicava muito à área do resgate e dava treinamentos em quartel — conta.
Barbosa deixa a esposa, que está grávida, também moradora de Farroupilha. O corpo será cremado em Caxias do Sul, ainda sem horário definido, já que a família ainda aguarda liberação no DML de Osório.