No início da pandemia de coronavírus, em março, muitos setores e atividades foram paralisadas e, consequentemente, sonhos foram adiados. Quem, por exemplo, planejava se casar no início desse ano precisou adiar a cerimônia e a festa, mas as pessoas não deixaram de oficializar a união, de acordo com dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional).
No Rio Grande do Sul, em setembro, foi registrado um crescimento de 276% no número de casamentos em relação ao mês de abril, momento mais crítico do isolamento social: em abril foram 631 casamentos e em setembro esse número pulou pra 2.378. O último mês contabilizado superou, inclusive, o mês de maio, que é conhecido tradicionalmente como o mês das noivas - com 1.583 casamentos em 2020.
Em Caxias do Sul, setembro também foi o mês responsável pelo recorde do número de matrimônios desde o início da pandemia. Em comparação com abril, mês que registrou 53 uniões, houve um aumento de 86,7%. Já o mês de setembro teve 99 casamentos feitos pelos cartórios - começando a se aproximar das 120 uniões realizadas no mesmo mês do ano passado. Para se ter uma ideia da diminuição no período de pandemia, de março a setembro do ano passado foram realizados em Caxias 757 casamentos; em 2020 foram 499.
Leia mais
Lagoa Vermelha: noivos celebram amor em primeiro casamento no modelo drive-in do RS em meio à pandemia
Busca por divórcios aumenta e formalização de casamentos continua, mesmo durante a pandemia
Assim como ocorreu no Estado, os registros de casamentos em Caxias começaram a crescer a partir de maio, com 82 casamentos, 54,7% a mais que o registrado em abril. Em junho foram registrados 83 e em julho e agosto o número foi pra 91 por mês.
Quando comparados os índices de casamentos celebrados em 2019 e 2020, mês a mês, vê-se que as quedas vêm diminuindo, também, de abril a setembro. Em abril, a diminuição foi de 61% (136 em 2019); no mês de maio, a diferença caiu para 40% (137 ano passado); em junho, a queda foi de 35,6% (129 em 2019); em julho, a diferença caiu ainda mais, para 21,5% (116 no ano anterior). Em agosto, a queda se manteve em nível parecido, com 23,5% (foram 2.573 casamentos em 2019).
Cerimônias religiosas retornam à "normalidade" aos poucos
Muitos casais resolveram adiar a cerimônia, mas agora, aos poucos, estão retomando os preparativos. Os encontros de preparação ao Sacramento do Matrimônio no Centro Diocesano de Formação Pastoral, em Caxias do Sul, foram retomados em setembro, segundo o coordenador de Pastoral da Diocese, Padre Paulo César Nodari. Com as devidas precauções, o primeiro contou com 15 casais e o segundo, realizado em outubro, teve a participação de 16 casais.
— Muitos adiaram e transferiram para 2021 o casamento, mas com os cuidados e a observação das medidas necessárias, alguns casamentos estão programados para novembro e dezembro. Claro que com um número de convidados bem abaixo da normalidade. As paróquias estão acolhendo com muita alegria os noivos para orientação, conversa e possíveis encaminhamentos — afirma, destacando ainda que um casamento está agendado para novembro na Catedral.
Os cursos de noivos vão acontecer nos dias 7 novembro e 5 dezembro e as inscrições devem ser feitas na secretaria da Catedral.
Batismos e catequese seguem acontecendo
Os batizados também estão sendo retomados em Caxias do Sul e nas demais paróquias da Diocese. O padre Paulo César Nodari explica que são batizadas até três crianças por celebração, seguindo as observações e precauções necessárias.
— Temos um projeto belíssimo de batismo, mas neste momento a preparação ao início da vida cristã, que envolve os pais das crianças, está sendo mais rápida — salienta.
As aulas de catequese, desde julho, estão sendo realizadas presencialmente e online, conforme a realidade de cada paróquia. Algumas paróquias, segundo Nodari, realizarão as celebrações de 1ª eucaristia e crisma nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, com grupos menores.
Leia também
Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira com atrações adaptadas à pandemia
Projeto Gente do Bem, promovido pela RBS TV e Atlântida Serra, estimula doações em Caxias do Sul
Novo empreendimento residencial em Caxias terá complexo comercial ao ar livre