No município de São Marcos, um dos primeiros da Serra a acolher a flexibilização estadual referente às aulas presenciais em escolas particulares de educação infantil, 60 crianças devem voltar às atividades nas três escolas da cidade entre a tarde desta terça-feira (8) e a manhã de quarta-feira (9).
No início da manhã, na escola Pintando o Sete, uma equipe de professoras preparava as salas de aulas que receberão, a partir de quarta-feira, cerca de 13 alunos com idades entre quatro e cinco anos. Além da verificação de temperatura/sintomas e das medidas de distanciamento, a escola também está atenta para a higienização e separação dos brinquedos.
— Acho que com criança é mais tranquilo do que com pré-adolescente, por exemplo. Eles vão querer matar a saudade, talvez se toquem em um primeiro momento, mas depois, deu — afirma a diretora da escolinha, Vanderléia Castilhos Rech.
Ela conta que, com os protocolos, os pais ficaram mais tranquilos, mas muitos ainda optaram por manter os filhos em casa. A retomada, no entanto, que pode ser suspensa em caso de regressão de bandeira, por exemplo, era uma demanda de parte dos pais e pode representar a volta gradual das matrículas que foram canceladas ao longo dos últimos cinco meses, mesmo com a oferta de acompanhamento pedagógico à distância.
Em março, a Pintando o Sete atendia a 127 alunos de zero a cinco anos. O retorno nessa semana se dá com pelo menos 100 estudantes a menos, uma vez que 29 cancelaram e 71 estudavam por convênio com o município, sendo que o mesmo não está sendo pago pelo Poder Público desde março, segundo a diretora. Dos 27 restantes, apenas 13 voltam ao modo presencial nesta semana, sendo praticamente a metade, apenas, em turno integral (manhã e tarde).
Na escola Primeiros Passos, metade dos alunos, com idade de zero a cinco anos, retorna nesta terça-feira, a partir das 13h. De acordo com a diretora, Karin Perin, pais, alunos e professores estão ansiosos pela volta presencial:
Leia mais
Aulas nas escolas da Educação Infantil de sete municípios da Serra devem voltar na terça-feira
Prefeitura de São Marcos autoriza retorno da educação infantil privada na próxima terça-feira
Seguindo movimento regional, Flores da Cunha autoriza retomada presencial na rede particular de Educação
— Vamos retornar com frequência em meio turno com os pais que optaram em retomar hoje (terça-feira). Com os demais, seguimos com as atividades online — afirma a diretora.
Segundo ela, um dos principais desafios será a adaptação das crianças após passarem cinco meses em casa, sendo a questão emocional um dos principais focos neste momento:
— Será como o início de um novo letivo, com todos os cuidados sanitários e essa adaptação toda. A gente está muito preparado pra isso.