Um sistema de informática desenvolvido para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) promete reduzir o tempo para análise e a burocracia envolvendo processos ambientais em Caxias do Sul. O SEMMAWeb vai passar por testes entre o final deste mês e início de setembro e deve entrar em operação até o final de novembro. O programa custou cerca de R$ 70 mil e foi doado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon). Com a nova ferramenta será possível fazer o acompanhamento online de processos, como análises de licenciamento ambientais. Ela será acoplada ao sistema já existente na prefeitura.
— A secretaria gasta em média R$ 500 mil por ano em envios de documentos com aviso de recebimento pelos Correios. Agora será feito tudo por e-mail. Vamos reduzir também as pessoas que conferem documentos, que fazem todo o trabalho burocrático em processos estritamente físicos — cita o secretário do Meio Ambiente, Nerio Susin.
Além disso, o SEMMAWeb funcionará em sinergia com o sistema da Secretaria de Urbanismo, que também foi implantado por meio do Sinduscon. O SMUWeb começou a operar em 2013 dando mais rapidez às solicitações feitas à pasta.
Conforme a vice-presidente administrativa do sindicato, Maria Inês Menegotto de Campos, a novidade não irá apenas refletir na área de construção civil e licenciamentos, mas na indústria, comércio e serviços. Atualmente, alvarás de poda de árvores e de instalação de placas precisam passar pela Semma.
—Trará agilidade, celeridade e transparência. Hoje há casos em que são necessárias, por exemplo, 20 certidões que estão todas dentro da prefeitura para dar andamento a um processo — afirma.