Os impactos negativos da pandemia do coronavírus estão sendo muitos, entretanto, diversas ações de solidariedade estão se espalhando por aí. Em Canela, voluntários decidiram levar um pouco de amor e carinho aos que precisam, mas em forma de alimento. Ainda em maio, os Amigos Solidários, grupo formado por quatro casais e uma colaboradora, colocou em prática o projeto Marmitas Solidárias. A primeira entrega foi possível graças a uma única doação que possibilitou a produção de 112 refeições. De lá para cá, já foram 14 entregas, ou seja, três mil refeições. As entregas são feitas nos bairros mais carentes do município, uma vez por semana.
O grupo se reúne uma noite antes das entregas para iniciar os preparos, que são finalizados no dia. As marmitas, além de amor e carinho, têm arroz, feijão, massa com molho de carne ou frango e cenoura cozida. Segundo os voluntários, o projeto tomou uma proporção que eles não imaginavam. As refeições são produzidas com doações da comunidade, seja com valores em dinheiro, alimentos ou embalagens. Em média, 200 marmitas são entregues por semana.
— O sentimento de generosidade que toma conta das pessoas é muito especial. Todos os dias somos procurados por pessoas que querem ajudar — comenta Mariângela Manéa, uma das voluntárias.
As entregas são organizadas com a ajuda de líderes dos bairros, que distribuem tickets a quem precisa.
— Algumas vezes ficamos muito sensibilizados, vemos uma realidade que parece distante, quando na verdade está muito próxima de nós. Ajudamos uma parcela da população que sofre pela pandemia, mas também ajudamos famílias que já sofriam antes da crise e agora sofrem muito mais — diz Mariângela.
Como auxiliar?
A maior necessidade é de carne, já que é um dos alimentos com o custo mais elevado. Quem quiser colaborar com alimentos ou recursos financeiros basta entrar em contato pelos telefones: (54) 98133 1088 (Neka); (54) 99631 5066 (Tânia) ou (54) 99681 4414 (Luciana).