Um surto do novo coronavírus pegou de surpresa o pequeno município de Protásio Alves, na Serra. A cidade, com cerca de 2 mil habitantes e que não havia apresentado pessoas que testaram positivo para a covid-19 até semana passada, registrou 10 casos da doença desde a sexta-feira (19).
Leia mais
Acompanhe os casos confirmados na Serra
Segundo a secretária de saúde e assistência social do município, Maria de Fátima Defaveri Mezzomo, as pessoas que testaram positivo são de uma mesma localidade.
— Na sexta-feira veio um casal na unidade de saúde consultar e que já estavam há dias com sintomas gripais. O médico achou melhor fazer os testes rápidos e logo apresentaram positivo. Como está concentrado em uma comunidade, todas as pessoas e familiares que tiveram contato com o casal, vieram consultar. Nos mais sintomáticos foi realizado o teste e eles deram positivo — diz Maria de Fátima, que preferiu não revelar o nome da localidade onde ocorreu o surto.
Segundo a secretária, algumas medidas estão sendo estudadas junto a prefeitura municipal para controlar a disseminação do coronavírus no resto da cidade:
— É um vilarejo, onde todas as pessoas se conhecem, tem o mercadinho, o bar, todo mundo se visita e não respeitaram as normas de distanciamento social. Estávamos conversando com o prefeito (José Spanhol, PMDB) para ver quais as medidas que vamos tomar. Daqui a pouco até isolar a comunidade.
Segundo relatos de pessoas da região atingida pelo surto, duas moradoras da localidade foram até um salão de beleza em Nova Prata, no dia 9 de junho e apresentaram os primeiros sintomas gripais no dia seguinte.