As escolas da rede municipal de Farroupilha poderão reabrir a partir de quarta-feira (27). No entanto, as aulas de forma presencial seguem suspensas. Por isso, os estudantes vão receber atividades de forma sistematizada que vão contar como horas-aula.
Conforme o secretário da Educação, Vinícius Grazziotin de Cezaro, o conteúdo será disponibilizado por meios digitais e também com entrega de material nas escolas às famílias sem acesso à internet. A orientação é que os pais agendem a ida à escola com antecedência.
O secretário explica que desde abril os professores entregam material online para os estudantes por meio de uma plataforma do município, mas era um conteúdo genérico por série. Agora, os alunos vão receber uma atenção mais direcionada, com as atividades específicas conforme a turma e planos de aula específicos. Grazziotin reconhece que existe uma barreira para famílias sem acesso à internet, mas destaca que as atividades não dependerão exclusivamente do acesso à rede, porque livros didáticos também serão usados, por exemplo.
— Atividades que faríamos em sala de aula, vamos adaptar para fazer de forma não presencial — comenta.
Os professores poderão atuar diretamente nas escolas ou em teletrabalho, conforme organização das diretorias.