Retalhos de tecidos, agulha, linha, tesoura, papel, régua, caneta e até filtro de café. Você não vai precisar de nada mais que isso para confeccionar a máscara caseira sugerida pelas caxienses da Marias Lavrandeiras. O modelo, desenvolvido a partir de referências e adaptações, possibilita a confecção de máscara adulta e infantil. A peça pode ser usada por até duas horas, sendo reaproveitável após lavada com água e sabão.
A marca, que produz camisetas e moletons artesanalmente há dez anos na cidade, está se reorganizando após suspender a produção por conta da pandemia. Neste contexto, bem como diante da falta de máscaras no mercado e da orientação do Ministério da Saúde quanto ao uso do item como forma de proteção, as irmãs historiadoras Paula e Pâmela Cervelin Grassi — que estão à frente da Marias Lavrandeiras — acharam uma boa ideia compartilhar o passo a passo com o máximo de pessoas possível.
— Achamos interessante divulgar o tutorial que permite as pessoas confeccionarem em suas casas, com material alternativo e sem a necessidade de uma máquina de costura — conta Paula.
Desde o início do isolamento na cidade, as irmãs optaram por parar o atelier em nome da preservação da saúde, sobretudo da mãe, que além de inspirar o nome da marca — Maria — também colabora na produção das peças e integra o grupo de risco pelo fator idade.
"Nesses tempos de pandemia, o isolamento social é a melhor medida preventiva. Caso você precise sair de casa por alguma urgência, como ir ao mercado, um método recomendado é o uso de máscaras para proteção física", relatam as empreendedoras na introdução do tutorial, disponibilizado por meio do Instagram/@marias.lavrandeiras.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, a população em geral deve priorizar o uso de máscaras caseiras como forma de proteção, uma vez que o uso das versões cirúrgicas é indicado para profissionais da saúde e outros casos específicos.
Mesmo a versão caseira sendo menos eficaz, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que ela pode ser, sim, uma forma de diminuir a contaminação — que também se dá por pessoas que não apresentem os sintomas da covid-19. Independente disso, evitar sair de casa e manter a higiene frequente das mãos, lavando com água e sabão, ainda são as principais recomendações de prevenção.
Confirma o passo a passo:
:: Materiais
Retalhos de tecido (preferencialmente tricoline e algodão) e filtro de café (ou novamente tricoline e algodão), agulha, linha, tesoura, papel, régua e caneta. Quanto mais fechada for a trama do tecido usado como filtro, melhor.
:: Interpretando o molde
Desenhe um quadrado de 15x15cm e marque os pontos, de acordo com cada medida. Trace os pontos. Há dois tamanhos, uma versão adulta e outra infantil (traçado pontilhado).
:: Corte do tecido
:: Linha e agulha em mãos
O método da costura é o alinhavo, isto é, com agulha e linha, nos pontos indicados em amarelo. Faça dois ou três alinhavos, para reforçar a costura.
:: Sobreposição dos tecidos
:: Tiras laterais
Posicione as tiras em cada lateral ainda aberta e alinhave.