A partir desta segunda-feira (27), a celebração de missas com a presença de fiéis nas paróquias, comunidades, capelas e oratórios está autorizada pela Diosese de Caxias do Sul. A flexibilização, assinada pelo bispo diocesano Dom José Gislon, vem acompanhada por uma série de normas de prevenção à covid-19, incluindo a limitação de até 30 pessoas em cada missa.
O comunicado permite o aumento do número de celebrações para atender mais pessoas, conforme avaliação de cada pároco, mas reforça que fiéis integrantes de grupos de risco permaneçam acompanhando as missas de casa, uma vez que algumas continuarão sendo transmitidas online. Encontros de catequese, atividades pastorais em geral e festas de padroeiros permanecem suspensas. Segundo o bispo, a Romaria de Caravaggio está sendo organizada para ocorrer com transmissão via internet.
— Temos muitos fiéis que não estão no grupo de risco e que gostariam de frequentar as celebrações em suas comunidades, de participar da eucaristia. Esta decisão segue todas as normas estabelecidas pelas autoridades públicas e pode ocorrer de maneiras diferentes conforme o cenário de cada município. Se houver uma evolução de casos da doença, teremos de retroceder, é preciso ter flexibilidade e respeito pela vida — afirma o bispo.
Leia mais
Semana Santa terá celebrações transmitidas online na Serra
Bispo diz que Diocese de Caxias manterá igrejas fechadas, mesmo após decreto que permite abertura
De acordo com ele, as famílias que aguardam pelo batismo de crianças, poderão agendar horários individuais com a paróquia, devendo respeitar o limite de lotação previsto. O mesmo vale para cerimônias de casamento, embora o bispo acredite que este tipo de celebração não será de interesse dos casais neste momento.
Desde o início das medidas de isolamento social tomadas pelos governos federal e estadual, as missas com a presença de fiéis estavam suspensas e ocorriam de forma virtual, apenas com o padre e equipe de apoio, em algumas igrejas. De forma inédita, a programação da Semana Santa — uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica — foi realizada completamente online em diversas paróquias abrangidas pela Diocese regional.
No final de março, mesmo com o governo federal permitindo a realização presencial de cultos religiosos, a Diocese manteve a suspensão das celebrações, com abertura da Catedral, por exemplo, apenas em horários específicos, para orações individuais. Após um período de fechamento completo, a reabertura de igrejas foi autorizada a partir do dia 22 de abril, para orações, com a retomada das missas presenciais a partir desta segunda-feira.
Confira as regras previstas pela Diocese na retomada das missas presenciais:
— Limite de 30 pessoas a cada celebração, com fluxo de entrada organizado por cada paróquia, que também deverá disponibilizar álcool gel e delimitar os espaços a serem ocupados nos bancos previamente higienizados;
— Párocos poderão ampliar o número de missas para atender mais fiéis, mas deverá ser orientado o uso de máscaras e da comunhão recebida em mãos;
— Integrantes de grupos de risco (com doenças cardiovasculares ou pulmonares, imunodeficiência, transplantados, gestantes e pessoas com mais de 60 anos) são orientados a permanecerem em casa;
— Equipes de liturgia serão reduzidas, atuando com distanciamento mínimo de dois metros e realizando a higienização das mãos. Equipamentos como os microfones também deverão receber higienização constante;
— Encontros de catequese, atividades pastorais em geral, festas de padroeiros e eventos que envolvam os salões paroquiais e possam gerar aglomeração, permanecem suspensos.
Leia também
Agricultores de Caxias pedem que prefeitura decrete estado de emergência por conta da estiagem