Barreiras feitas por autoridades de segurança e trânsito em Caxias do Sul a partir desta terça-feira (24) vão orientar motoristas sobre a importância de ficar em casa para evitar a propagação do coronavírus. A ação foi batizada de Blitz pela Vida.
Leia mais:
Blitz pela Vida começa nesta terça em Caxias com o objetivo de conscientizar sobre o coronavírus
Conforme o secretário de Trânsito de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, a Guarda Municipal, a Fiscalização de Trânsito e a Brigada Militar atuarão juntas. Os motoristas serão questionados sobre por que estão transitando e, se for constatado que não há necessidade de estarem na rua, eles serão orientados a ficarem em casa. Fôlderes de conscientização serão distribuídos.
O secretário pontua que, se não for um trabalhador de serviços essenciais ou não estiver se dirigindo a um supermercado ou farmácia, o motorista será orientado a ir para casa, principalmente os idosos, que estão no grupo de risco. A ação também envolve a passagem de viaturas e servidores em praças e parques na área central e nos bairros de Caxias solicitando que as pessoas fiquem nas suas casas. O secretário afirma que tem sido constatado que várias pessoas parecem não ter entendido a necessidade das medidas de prevenção.
— Há uma movimentação que ainda estamos percebendo. Inclusive de pessoas idosas passeando no parque. Um colega da Secretaria relatou que ontem (segunda-deira, 23) à tardinha observou um grupo de corrida passando pelo centro — afirma Willembring.
Evitar aglomerações tem sido uma das principais recomendações das autoridades de saúde, além de permanecer em casa e lavar as mãos com frequência com água e sabão - e, na ausência destes, utilizar álcool em gel a 70% - tomando o cuidado para não levar as mãos aos olhos, nariz e boca.
Conforme Willembring, desde sábado (21) viaturas da Guarda Municipal estão passando em bairros de Caxias do Sul onde há situações de aglomeração para alertar as pessoas a permanecerem em casa, trabalho que passou a ser feito também por viaturas da Fiscalização de Trânsito. Por enquanto, não há multa.
O secretário não descarta a possibilidade de um futuro endurecimento nas medidas, eventualmente estabelecendo multa, a exemplo do que a prefeitura de Porto Alegre determinou em relação aos idosos que estiverem nas ruas sem uma necessidade justificada.
— Medidas posteriores teremos que analisar com cuidado. Há uma parcela da população que só acredita vendo, para quem não é suficiente ver na TV, não são suficientes as informações repassadas pelos meios de comunicação — comenta.
Os agentes que passam em viaturas pelas praças e parques da cidade leem a seguinte mensagem:
"Atenção!!!
Para a segurança de todos, evite aglomerações de pessoas.
Essa é principal forma de contágio do coronavírus.
Vá para casa!!
Em casa você estará seguro.
Preserve sua saúde e de toda sua família.
Caxias contra o coronavírus!"
Confira o vídeo da ação realizada nesta terça-feira (24):