Vera Lúcia Andrighetti, 54 anos, foi surpreendida ao chegar em sua residência, no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, na tarde desta quarta-feira (1º). Por volta 16h, quando chegava de um almoço com familiares, percebeu uma movimentação estranha perto da porta de entrada da casa: lá estava um tucano caído, debilitado, que não conseguia voar ou ficar em pé.
— Eu o recolhi e estou cuidando dele, o mantenho em uma cama. Ele tem bebido água, mas não se alimenta. Esses animais silvestres são comuns aqui perto de casa, tem um ninho próximo. Não são sempre os mesmos, mas volta e meia eles aparecem — conta a dona de casa.
Depois de resgatar o pássaro, a moradora buscou ajuda com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) para saber qual seria a destinação correta do bicho. Durante toda a quarta-feira, não encontrou respostas ao procurar os órgãos ambientais responsáveis pela proteção de espécies silvestres. Na quinta, preencheu um formulário de denúncia de animais em vulnerabilidade disponível no site da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
— Liguei para todos órgãos e ninguém fez nada. Me senti de mãos atadas, revoltada —lamenta.
Procurado pela reportagem nesta quinta-feira (2), o secretário do Meio Ambiente de Caxias, Adivandro Rech, afirmou já ter recebido o formulário e que a pasta buscou um local apropriado para a ave ser tratada até sua plena recuperação.
— A Patram vai buscar o tucano e ele deve ser levado até o GramadoZoo, em Gramado, entre essa quinta e sexta. Estávamos esperando uma autorização da Sema Estadual/Ibama e está tudo acertado. Inicialmente tentamos contato com o zoológico da UCS, mas eles estão em recesso— explica Adivandro.
Segundo a assessoria de imprensa do GramadoZoo, o espaço está apto a receber o pássaro, já que é um animal silvestre da fauna brasileira. Existem, inclusive, outros tucanos no zoológico. Ainda de acordo com a assessoria, todo o animal silvestre pertence à União e, por isso, é necessário que o Ibama ou Secretaria do Meio Ambiente de cada estado indique onde o bicho ficará.
Ansiosa para que o animal receba o tratamento adequado, Vera reforça:
— Amo todos os animais. Cuidei com o maior carinho do mundo. Espero que ele se recupere logo.
O que fazer ao encontrar um animal silvestre
Caso um animal silvestre seja encontrado ferido, a orientação da Semma é que uma denúncia seja feita por meio do site da prefeitura. O link para o formulário de denúncia de animais em vulnerabilidade pode ser acessado em caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/departamento-de-protecao-e-bem-estar-animal.
Outra opção é abrir um protocolo de denúncia pelo Alô Caxias, no telefone 156 ou para a Patram no (54) 3215-5531.