A Praça Central da cidade mais jovem do Brasil, Pinto Bandeira — emancipada há sete anos —, será palco da 5ª Festa do Pêssego, que se inicia nesta sexta-feira (10) após um hiato de 12 anos desde a última realização, em 2008. A retomada da festa criada em 1990 ocorre sob a recente conquista do título ao município de "Capital Estadual do Pêssego de Mesa", oficializado no final de 2019.
A edição 2020 ocorre até o domingo (12) e aguarda um público de seis mil pessoas, equivalente ao dobro de moradores da cidade, que são três mil. Uma das novidades aos visitantes será o coquetel italiano Bellini, que mistura suco de pêssego e espumante, unindo dois importantes produtos da cidade.
Mais de 80 expositores estarão presentes na feira agrotécnica e gastronômica, voltada para o fomento da produção. O primeiro dia da programação contará com um Encontro Estadual de Frutas de Caroço, com um ciclo de palestras que visa especializar e desenvolver o setor na região.
Somente em Pinto Bandeira, dos 550 produtores rurais cadastrados, 450 propriedades, que totalizam 1.160 hectares, são voltadas ao cultivo de frutas de caroço, como pêssego, nectarina e ameixa. A produção anual de pêssego chega a 18 mil toneladas, ficando ainda abaixo da produção de uva, que chega a 30 mil toneladas por ano.
Atrações artísticas também integram a agenda do evento, com mais de 20 shows confirmados. Entre as atrações principais, a dupla Claus e Vanessa, Banda San Marino e Ragazzi Dei Monti.
Leia também
Prefeitura de Caxias suspende licitação para construir passarela do bairro Planalto na BR-116