Um infarto vitimou na manhã desta quarta-feira (22) o padre Constante Pasa, 68 anos. Ele passava férias na casa do irmão, em Farroupilha, de onde saiu no começo da manhã para uma pescaria, em um açude, em Caravaggio. Próximo ao meio-dia, ele foi encontrado dentro na água por familiares, que ainda tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. O corpo do pároco foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) para perícia.
Constante Pasa será velado na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, onde atuava, a partir da noite desta quarta-feira. Na manhã desta quinta (23), às 08h, será celebrada missa de corpo presente. Logo após, o corpo será trasladado para o Santuário de Caravaggio, onde será velado até as 15h. Em seguida, ele será sepultado no cemitério da localidade.
Natural de Farroupilha, ele atuou por anos nas igrejas da cidade e atualmente estava no Santuário São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, de Nova Prata, e na Paróquia Santo Antônio, em Caxias. A Diocese de Caxias do Sul e o Santuário de Caravaggio publicaram notas lamentando a morte de Pasa.
Em 2014, Constante Pasa, que gostava muito de futebol — era torcedor do Caxias e muitas vezes assistiu a jogos nas arquibancadas do Estádio Centenário —, foi um dos responsáveis por recepcionar o então técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, na última visita ao Santuário de Caravaggio antes da Copa do Mundo do Brasil.